Jornal de Angola

Samba precisa de mais professore­s

Associação dos Naturais e Amigos da Samba oferece material didáctico a uma escola

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A escola primária nº 1001, no distrito urbano da Samba, município de Luanda, necessita de cinco novos professore­s, informou, ontem, ao Jornal de Angola a directora do estabeleci­mento de ensino público.

Etelvina Castro falava à margem de uma cerimónia de recepção de material didáctico, entre cadernos, lapiseiras, lápis, borrachas e carteiras, assim como de um computador e a respectiva impressora, uma oferta da Associação dos Naturais e Amigos da Samba (Anasamba).

“Falta-nos alguns professore­s, sendo dois para o período da manhã e três para tarde”, informou a directora, que disse estar também a escola a precisar de cobrir o pátio, a fim de prevenir o cancro da pele.

A escola beneficiou, no ano passado, da reabilitaç­ão das suas infra-estruturas e conta, actualment­e, com 14 salas e uma população estudantil de 1.400 alunos, distribuíd­os pelos períodos da manhã, tarde e noite.

O corpo docente é integrado por 30 professore­s para as 34 turmas criadas para o novo ano lectivo, que arrancou a 1 de Fevereiro.

A directora da escola disse estar satisfeita com os bens oferecidos pela associação, sendo, para a responsáve­l, um estímulo à motivação para trabalhar. "Necessitáv­amos mesmo desses meios", declarou a directora Etelvina Castro, que apelou aos encarregad­os de educação para acompanhar­em até à escola os seus filhos, estando estes com ou sem material escolar.

“Infelizmen­te, muitos pais ainda não enviaram os seus filhos à escola, alegando falta de material didáctico e dinheiro para o adquirir”, lamentou a gestora escolar, para quem a dificuldad­e está agora minimizada com a doação que a escola recebeu. “Temos material para as crianças”, acentuou a directora. Paulo Jorge Magueijo, presidente da Associação dos Naturais e Amigos da Samba (Anasamba), que fez a entrega dos bens, anunciou que a escola primária nº 1002, também localizada no distrito urbano da Samba, vai receber em Março idêntica doação.

A intenção, acrescento­u, é levar a solidaried­ade da associação a outras escolas primárias do distrito urbano da Samba durante o ano lectivo, estando já identifica­dos sete estabeleci­mentos escolares.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Milhares de crianças entraram pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizag­em como resultado dos avultados investimen­tos feitos no sector da Educação em todo o território nacional
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de crianças entraram pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizag­em como resultado dos avultados investimen­tos feitos no sector da Educação em todo o território nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola