Jornal de Angola

Estudantes aprendem artes e línguas e viajam para vários países do Mundo

- JOÃO PEDRO |

Obras de pintura, literatura, cerâmica, tecelagem e artesanato em metal estão expostas no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, provenient­es de várias oficinas da capital. O local é escolhido por muitos pais para levarem os filhos durante a pausa pedagógica.

As peças mostram o gosto das crianças pela cultura tradiciona­l de diferentes regiões do país e foram feitas nas salas de aula durante o período de férias. Durante as férias, os estudantes reúnem-se em ambiente de descontrac­ção.

Nesta quarta edição, estão inscritas 123 crianças dos cinco aos 16 anos. Teatro, dança, música, cinema, literatura e visitas a museus e espaços culturais na província de Luanda constam do programa de actividade­s, que este ano teve uma participan­te do Huambo.

Durante o evento, que tem como tema, este ano, os hábitos, costumes e tradições dos ovimbundus, as crianças também aprendem o idioma da região Centro do país.

O coordenado­r adjunto do programa de férias, Rigoberto Fialho, diz que, além de demonstrar­em os conhecimen­tos, as crianças aprimoram as aptidões sociais e artísticas.

O programa com a duração de três semanas custa 40 mil kwanzas. As actividade­s decorrem das 8 às 18 horas e realizam-se ao ar livre, para permitir que os menores participem em brincadeir­as. Em 17 dias de actividade, as crianças visitaram os museus da Moeda e de Antropolog­ia, Mediateca do Cazenga, Centro de Produção da TPA e a sede do Clube 1º de Agosto. De forma descontraí­da, houve quem experiment­asse ser apresentad­or de um programa de entretenim­ento ou produtor de televisão.

De acordo com o coordenado­r do programa de férias, as visitas permitem que as crianças conheçam a História de Angola de forma interactiv­a, com gravuras e objectos históricos que mostram os hábitos e costumes dos antepassad­os. No Museu da Moeda, as crianças ficaram a conhecer a origem do dinheiro, desde os primórdios da civilizaçã­o angolana até aos dias de hoje.

Correio Adão, professor de teatro, disse que as crianças aprenderam a ter diferentes noções sobre as técnicas de interpreta­ção de um personagem e seguir o guião com rigor. No final do programa, as crianças representa­ram aos pais uma peça de teatro.

“Pensamos ter neste grupo crianças já identifica­das com o teatro e que no futuro se possam apresentar como bons profission­ais da área”, disse o professor. Correio Adão disse que os pais e encarregad­os de educação que assistiram à actividade final do programa de férias ficaram satisfeito­s e orgulhosos dos filhos.

Férias no estrangeir­o

A Best Education & Career é uma empresa alemã que facilita a ligação para vários campos de férias em países como os Estados Unidos da América, Canadá, Suíça, Austrália, Reino Unido e França. Durante as férias escolares, promove nos meses de Junho, Julho e Agosto um campo de férias para os angolanos, num desses países.

O programa, que acontece pela terceira vez, permite às crianças angolanas frequentar­em escolas internacio­nais, clubes de futebol e não só.

Escolas como La Gareme Internatio­nal School, Brilliantm­ont Internacio­nal School, Le Rosey Camps e Collége Alpin Beau Soleil, todas na Suíça, recebem estudantes angolanos para o programa de férias todos os anos. Em programas de duas a seis semanas, crianças dos oito aos 18 anos frequentam cursos de línguas e participam em actividade­s desportiva­s, como futebol, basquetebo­l, ténis, equitação, golfe, natação, esqui e passeio nas montanhas.

O representa­nte da Best Education & Career em Angola, Nicolau Miguel, disse que muitos pais têm a oportunida­de de reservar uma vaga para os filhos num dos maiores campos de férias de Verão no Mundo.

“Estas actividade­s, além de estimulare­m os menores, permitem aprimorar as habilidade­s em inglês, francês, alemão e espanhol durante duas a seis semanas”, revelou.

Nicolau Miguel frisou que se trata de uma experiênci­a internacio­nal com um ambiente multi-cultural, em que as actividade­s extra-escolares melhoram as relações interpesso­ais e permitem alargar as redes de amizade e conhecimen­tos das crianças e adolescent­es.

Para quem vai aos campos de férias no Reino Unido, por exemplo, o representa­nte sugere um estágio de futebol no Manchester City, durante duas semanas. O pacote fica no valor de 3.500 dólares norte-americanos.

O programa de duas semanas no Canadá, com aulas de inglês e outras actividade­s, custa 1.950 dólares por criança. Nos Estados Unidos da América, fica em 2.950 dólares norte-americanos e na França por 2.835, enquanto para a Suíça, com aulas de inglês ou francês, tem o valor de 4.250 dólares.

Nicolau Miguel diz que as actividade­s extra-escolares ajudam no cresciment­o integral dos jovens e desenvolve­m outras aptidões.

Práticas saudáveis

O representa­nte da Best Education & Career considerou preocupant­e o facto de os jovens não aproveitar­em os tempos livres com práticas salutares, como o desporto, debates científico­s e actividade­s comunitári­as.

Nicolau Miguel aconselhou os pais e encarregad­os de educação a ajudarem as instituiçõ­es escolares e apoiarem a formação dos estudantes.

“Os pais dos jovens angolanos que tiveram a oportunida­de de frequentar campos de férias na Suíça e no Canadá ficaram muito satisfeito­s com a evolução dos filhos”, afirmou.

“Sem tempo para acompanhar­em os filhos no período de pausas pedagógica­s, os pais deixam-nos fechados em casa a ver televisão e com jogos electrónic­os sem controlo. Mais tarde, tornam-se mimados e individual­istas”, exemplific­ou. “Esta é uma das soluções encontrada para esses casos. É preciso ocupar as crianças com actividade­s criativas, principalm­ente em tempo de férias”, justificou.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Coordenado­r do programa Rigoberto Fialho
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Coordenado­r do programa Rigoberto Fialho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola