Jornal de Angola

Forças do Governo retomam o controlo de cidade portuária

-

As forças governamen­tais no Iémen recuperara­m ontem o controlo total da cidade portuária de Mokha, marcando pontos na sua ofensiva contra os rebeldes, lançada há um mês, para reconquist­ar as regiões sobre o Mar Vermelho.

Após semanas de combates contra os rebeldes xiitas houthis, que provocaram mais de 400 mortos, o portavoz militar Mohammed al-Naqib afirmou à AFP que os insurgente­s foram forçados a fugir de Mokha.

“Concluímos a batalha de Mokha”, assegurou, ao falar da cidade e do porto reconquist­ados em 23 de Janeiro pelas tropas governamen­tais.

Outras fontes militares leais ao Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi confirmara­m “a retomada total de Mokha”.

Apoiados pela força aérea e marinha da coligação árabe, sob liderança da Arábia Saudita, as forças do Governo lançaram uma ofensiva a sete de Janeiro para retomar as áreas rebeldes ao longo do Mar Vermelho, incluindo as cidades de Mokha, Hodeida e Midi.

A próxima meta é recuperar as cidades de Hodeida e Midi, perto da fronteira com a Arábia Saudita. “Estamos a preparar-nos para a segunda fase da batalha do litoral, que é avançar para Hodeida”, disse o porta-voz militar.

De acordo com fontes militares, a aviação da coligação árabe realizou “bombardeam­entos intensivos” nas últimas horas na região de Hodeida.

Moradores desta cidade afirmaram que os rebeldes haviam detido nos dois últimos dias sessenta pessoas suspeitas de serem leais a Hadi, reconhecid­o como o presidente legítimo pela comunidade internacio­nal.

Logo após o início da ofensiva, as forças do Governo retomaram a aldeia de Dhubab, a 30 quilómetro­s da entrada do Mar Vermelho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola