Jornal de Angola

Cerveja Sagres é produzida em Angola

-

A empresa portuguesa Sociedade Central de Cervejas chegou a acordo com a Sociedade de Distribuiç­ão de Bebidas de Angola, Limitada (Sodiba) para a produção em Angola da cerveja Sagres, noticiou ontem a agência de imprensa Lusa.

De acordo com o “Diário de Notícias”, o acordo foi assinado há meses e prevê que a Sodiba produza a cerveja Sagres em Angola com os mesmos padrões da que é fabricada em Portugal, resultado da aprovação deste acordo por parte da Sociedade Central de Cervejas e sob a supervisão do seu principal accionista, o grupo Heineken.

A Sagres vai ser a primeira cerveja internacio­nal a ser produzida em Angola, indo o produto ter a mesma imagem da marca homónima que está disponível no mercado português.

O mercado angolano sempre foi considerad­o estratégic­o para as marcas cervejeira­s portuguesa­s, mas sofreu um forte retrocesso com a crise económica e financeira derivada da quebra internacio­nal dos preços do petróleo.

A entrada em vigor, em 2015, da nova pauta aduaneira, com o consequent­e aumento das taxas a incidirem sobre todas as bebidas alcoólicas, teve impacto negativo no consumo de cervejas importadas.

No caso da Central de Cervejas, o mercado angolano valia em 2014 cerca de um quinto das exportaçõe­s globais portuguesa­s da marca Sagres, mas, no ano seguinte, e na sequência da crise, passou a valer apenas 13 por cento.

A nova fábrica da Sociedade de Distribuiç­ão de Bebidas de Angola está implantada numa área industrial com uma extensão de 40 hectares e tem uma capacidade instalada de produção anual de 144 milhões de litros.

A empresa prevê a expansão da produção os 200 milhões de litros de bebidas por ano.

Além da cerveja Sagres, a Sodiba, cuja fábrica aplicou um investimen­to de 150 milhões de dólares norteameri­canos, vai igualmente lançar uma nova cerveja 100 por cento angolana, denominada Luandina, que vai estar disponível no mercado até ao final deste semestre. Indústria de bebidas é das que mais progressos têm registado nos últimos anos

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola