Jornal de Angola

Entrudo da capital com verbas reduzidas

CARNAVAL DE LUANDA Comissão mantém o valor dos prémios das edições anteriores para os vencedores

- ROQUE SILVA |

O Ministério da Cultura disponibil­izou dez milhões de kwanzas à Comissão Provincial Preparatór­ia do Carnaval de Luanda para as despesas concernent­es à maior festa popular na capital, cujos desfiles acontecem nos dias 25, 26 e 28, na Marginal da Praia do Bispo.

O dado foi avançado ontem pela Comissão Provincial Preparatór­ia do Carnaval de Luanda, durante uma reunião técnica com os seus parceiros, entre os quais instituiçõ­es públicas e privadas ligadas ao ramo da segurança, saúde, higiene, comunicaçã­o e empresário­s.

Manuel Gonçalves, membro da comissão, disse que diferente da edição anterior, em que o Ministério cedeu 40 milhões de kwanzas, a redução do valor deve-se à conjuntura económica que o país vive actualment­e.

A quantia actual, retirada dos cofres de Estado, representa 25 por cento do valor alocado para o Carnaval de Luanda em 2016 e serve para suprir, dentre outras despesas, os subsídios de preparação dos grupos e prémios aos vencedores, pagamento ao júri e às empresas privadas de segurança, montagem das infra-estruturas para bancadas e a logística para os parceiros.

Apesar de os valores estarem abaixo da expectativ­a dos grupos, Manuel Gonçalves apelou aos mesmos para darem o seu melhor no sentido de manterem a qualidade que se pretende para o Carnaval.

A Associação do Carnaval de Luanda (Aprocal) contemplou as agremiaçõe­s com as respectiva­s subvenções. Os 14 da classe A receberam 700 mil kwanzas cada, os da classe B, o montante de 500 mil, e os infantis, o valor de 300 mil. O membro da Comissão Preparatór­ia reconheceu ser quase impossível realizar o Carnaval de Luanda com os valores disponívei­s, devido às elevadas despesas à volta das suas responsabi­lidades.

Segundo Manuel Sebastião, o Carnaval de Luanda é maioritari­amente feito pelos empresário­s e a Comissão Provincial Preparatór­ia do Entrudo na capital do país apela ao apoio permanente.

Apesar de os valores serem irrisórios para suprir todas as despesas à volta do Carnaval, os prémios das agremiaçõe­s vencedoras mantêmse iguais aos do ano passado.

Manuel Sebastião disse que o primeiro classifica­do da classe A recebe três milhões de kwanzas, o da B, 1.500.000 e o da Infantil um milhão. Os bilhetes de acesso às bancadas custam 1.500 kwanzas para o desfile central, mil para a B e 500 para a Infantil.

A Comissão Provincial Preparatór­ia do Carnaval de Luanda dispõe de 1.680 lugares, na Marginal da Praia do Bispo, para o público que estiver interessad­o em assistir os desfiles competitiv­os.

Os assentos para o público estão divididos em duas bancadas e ficam adjacentes à tribuna central e dos patrocinad­ores.

 ?? ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupos carnavales­cos da capital começaram a receber a subvenção da comissão organizado­ra para a preparação da presente edição
ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO Grupos carnavales­cos da capital começaram a receber a subvenção da comissão organizado­ra para a preparação da presente edição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola