Jornal de Angola

Festa internacio­nal em Berlim promete grandes produções

-

A 67.ª edição da Berlinale, o primeiro dos grandes festivais de cinema do ano na Europa, apresenta quase 400 produções cinematogr­áficas internacio­nais.

O evento, que tem 11 dias, começou quinta-feira com a estreia mundial de “Django”, a biografia francesa do célebre músico de jazz Django Reinhardt, cuja família foi perseguida pelos nazistas em Paris.

Dezoito filmes disputam o Urso de Ouro. O Brasil é representa­do por “Joaquim”, do realizador Marcelo Gomes.

O presidente do júri é o cineasta holandês Paul Verhoeven (“Instinto Selvagem”, “Elle”).

A actriz americana Maggie Gyllenhaal, o actor mexicano Diego Luna e o artistas dinamarquê­s-islandês Olafur Eliasson estão entre os sete integrante­s do júri.

O director da Berlinale, Dieter Kosslick, afirmou que o festival, considerad­o o mais político dos grandes festivais europeus, pretende trazer um pouco de luz num tempo sombrio para o Ocidente.

“O programa que preparamos apresenta filmes que abordam o tema da coragem e confiança, e fazem isto com muito amor”, disse.

“Nunca se sabe o que vai acontecer com o mundo quando você começa a trabalhar no programa, mas parece que os realizador­es têm a capacidade de prever o futuro e observar os acontecime­ntos actuais”, disse Kosslick, para quem “apesar da confusão que reina no mundo, esta é uma mostra optimista”.

Para seguir a longa tradição do pós-guerra, o festival alterna filmes autorais com grandes produções. Entre os primeiros se destacam figuras veteranas do cinema europeu, como a polaca Agnieszka Holland, a britânica Sally Potter, o alemão Volker Schloendor­ff, o finlandês Aki Kaurismaki e o romeno Calin Peter Netzer, vencedor do Urso de Ouro em 2013 com “Instinto Materno”.

As grandes produções também estão presentes, mas fora de competição, com “T2 Trainspott­ing” do britânico Danny Boyle, a sequência do êxito dos anos 1990 e “Logan”, a terceira parte das aventuras de Wolverine. A actriz espanhola Penélope Cruz está em Berlín com “La reina de España”, de Fernando Trueba, uma sequência de “A Garota dos seus Sonhos”, de 1998.

Richard Gere desloca-se a Berlim, ao lado de Steve Coogan, Laura Linney, Rebecca Hall e Chloe Sevigny, para divulgar o thriller “The Dinner”, do realizador americano Oren Moverman, adaptação do livro de mesmo nome do holandês Herman Koch.

Sally Potter, uma das quatro realizador­es na mostra competitiv­a, apresenta na capital alemã “The Party”, comédia com Kristin Scott Thomas e Timothy Spall.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola