Jornal de Angola

Filme de Zezé Gamboa abre sessões em Bissau

-

O filme “O grande Kilapy”, da autoria do realizador Zezé Gamboa, foi exibido quarta-feira, em Bissau, na abertura das sessões de cinema africano em português, uma iniciativa da União Europeia, em colaboraçã­o com a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.

Do género drama e histórico, “O grande Kilapy” descreve o sistema colonial em Luanda, os seus valores e decadência, assim como regista alguns traços da identidade contemporâ­nea da sociedade angolana, assinala um comunicado de Imprensa da Embaixada de Angola na Guiné-Bissau.

Com o actor brasileiro Lázaro Ramos no papel principal, o filme conta a história de Joãozinho, ocorrida entre 1960 e 1974, um jovem angolano descendent­e de uma família rica do período colonial e que apenas quer viver a vida, saindo com mulheres, divertindo-se com os amigos e gastando o seu dinheiro. Embora seja alto executivo do Banco Nacional Angolano, ele desvia os fundos da própria instituiçã­o onde trabalha, distribuin­do dinheiro aos colegas, militantes pela libertação de Angola.

Joãozinho vai preso, mas quando sai da prisão é acolhido pela sociedade como um herói.

A sessão foi testemunha­da por diplomatas angolanos e estrangeir­os acreditado­s naquele país, além de membros da comunidade angolana residente na Guiné-Bissau, e teve lugar no Centro Cultural Português.

De acordo com a agenda, o projecto prossegue na próxima quartafeir­a, dia 15 de Fevereiro, altura em que é exibido, no mesmo espaço, o filme “O jardim do outro homem”, uma obra de ficção do realizador moçambican­o Sol de Carvalho.

Os dois filmes são financiado­s pela União Europeia, no âmbito de um programa de cultura que visa contribuir para a luta contra a pobreza, através do reforço e viabilizaç­ão das indústrias culturais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola