Jornal de Angola

Xadrezista­s disputam ronda

- AP

A III edição da Taça ENANA em Xadrez, para saudar o 37º aniversári­o da empresa de navegação aérea, reservada aos seis melhores xadrezista­s do país, em ambos os sexos, prossegue hoje às 14h00, numa das salas do Aeroporto Internacio­nal de 4 de Fevereiro, com a disputa da segunda jornada.

Organizada pela Academia de Xadrez Tubarãozin­ho, o torneio individual está a ser disputado com os regulament­os internacio­nais. De acordo com o director de prova, Erickson Soares “Tubarão”, a competição é reservada aos seis melhores angolanos no ranking da Federação Internacio­nal da modalidade (FIDE).

Em masculino disputam a Taça ENANA Domingos Paulino (Escola de Viana João Juli), Sérgio Miguel, Erickson Soares e Edivaldo Gama (Progresso Sambizanga), Domingos Catarino e João Simões, ambos do Grupo Desportivo da EPAL. As partidas estão a ser disputadas no sistema todos contra todos a uma volta. O desempate vai ser feito com base no resultado do jogo entre os xadrezista­s em igualdade pontual. Para a classe masculina, representa­m o Progresso Sambizanga Esperança Caxita e Maria Domingos, o 1º de Agosto compete com Valquíria Rocha e Irineia Gabriel, Fátima Reis joga pelo Grupo Desportivo da EPAL e Luzia Guimarães (Macovi Sport Clube).

A julgar pelo nível técnico dos participan­tes, como ficou patente depois da disputa da primeira jornada, Erickson Soares antevê um torneio equilibrad­o até à ultima jornada. De igual modo, destacou as condições criadas pelo patrocinad­or.

“Se fizermos uma comparação com a edição 2016, existem melhores condições este ano. Isso até certo ponto eleva a motivação dos xadrezista­s. Acredito que a presente edição será disputada ao limite. As duas jornadas deste final de semana podem ser decisivas para a definição dos candidatos ao título”, sublinhou.

Em femininos, o cartaz de hoje reserva para o primeiro tabuleiro a partida entre Luzia Guimarães-Irineia Gabriel, Valquíria Rocha-Fátima Reis, no segundo, e no terceiro Esperança Caxita mede força com Maria Domingos.

A disputa em masculino vai decorrer em paralelo. Edivaldo Gama e Domingos Paulino jogam no primeiro tabuleiro, no segundo Sérgio Miguel e João Simões, ao passo que no terceiro Erickson Soares vai ter pela frente Catarino Domingos, no encontro de cartaz da ronda.

Candidato único à presidênci­a da Associação Nacional de Treinadore­s de Basquetebo­l (ANTB), Anselmo Monteiro é confirmado hoje no cargo, tendo em vista a gestão daquele organismo desportivo, no quadriénio 2016-2020.

A votação para confirmar o sucessor de Raul Duarte acontece das 10h00 às 12h00, na sede do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), no Complexo Desportivo da Cidadela. Presidida por Artur Casimiro Barros, a Comissão Eleitoral integrada ainda por Mário Abílio (secretário) e Wilson Boaventura (vogal) definiu que dos 103 técnicos filiados na ANTB, em representa­ção das 18 províncias do país, têm direito a voto aqueles cujas quotas estão regulariza­das.

O Jornal de Angola apurou de Anselmo Monteiro que estão aprovados mais de 60 por cento, “pois alguns colegas de Benguela, Namibe e outros pontos devem se fazer presentes em Luanda para exercer o seu direito”.

A divulgação e publicação dos resultados definitivo­s está prevista para as 13h00, no mesmo local, e a tomada de posse marcada para o dia 17, em lugar a indicar. Para ocupar os distintos cargos dos órgãos sociais, Anselmo Monteiro conta com Raul Duarte para presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Elisa Pires (vice-presidente), e Emanuel Trovoada “Mané” (secretário). O presidente honorário passa a ser Victorino Cunha, antigo selecciona­dor nacional sénior masculino e artífice da senda triunfante da selecção, pois sob os seus auspícios conquistou, em 1989, 91 e 93, os três primeiros títulos do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket.

Na direcção, Anselmo Monteiro tem como vice-presidente­s Manuel Silva “Gi” e Apolinário Paquete, secretária-geral Jacqueline Francisco, vogais Antónia de Jesus Gaspar da Cruz, Walter Costa, Gersione Betel Tchipelepe­pe. Joaquim Júlio Pinto é o vogal suplente.

O Conselho Fiscal deve ter como presidente Patrocínia Maria dos Santos Guerreiro, vice-presidente Pedro Catuca do Rosário e secretário Eulálio Ismael Cardoso Chuvila. Conselho Jurisdicio­nal tem proposto para presidente Sténio Manuel Firmino Macedo, para vicepresid­ente Filipe Marcos César, e secretário Elizângela da Silva Furtado. No Conselho de Disciplina estão propostos para presidente José Pontes, vice-presidente Mário Rui Rosa Inácio e secretário Dário Vigário de Almeida Ribeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola