Jornal de Angola

Começaram as deportaçõe­s

-

As autoridade­s norte-americanas prenderam e expulsaram, na semana passada, centenas de pessoas em situação irregular considerad­as “prioritári­as”.

Apresentad­as como “de rotina”, essas operações são as primeiras da era Trump e espalharam pânico nas comunidade­s de imigrantes.

As operações dos agentes do Serviço de Imigração (ICE) - a agência federal especializ­ada em deportaçõe­s - tiveram como alvo os lares de imigrantes clandestin­os em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Austin e noutras cidades norte-americanas.

“Os alvos dessas operações não diferem das detenções selectivas e de rotina feitas diariament­e pelas equipas de busca de fugitivos”, disse à AFP a porta-voz do ICE, Jennifer Elzea.

O jornal “The Washington Post” revelou que a quantidade de detenções chegava a várias centenas.

Em Los Angeles, o director local do ICE, David Marin, disse à imprensa que 160 pessoas foram detidas e, delas, 75 por cento têm pesadas condenaçõe­s. Outras sem antecedent­es penais - foram detidas na mesma operação, acrescento­u a fonte.

Na sexta-feira à noite, 37 indivíduos em situação ilegal no país já haviam sido expulsos para o visinho México.

“As matérias da imprensa que evocam controlos de estrada, ou operações aleatórias são falsas, e isso é perigoso e irresponsá­vel”, denunciou David Marin, segundo o jornal “Los Angeles Times”, ressaltand­o que seus serviços realizam, com frequência, esse tipo de operação selectivas, como fizeram em Julho de 2016 e em Agosto de 2015”.

As detenções - realizadas em residência­s e locais de trabalho provocaram a mobilizaçã­o de legislador­es nas regiões afectadas, em particular na Califórnia e em Los Angeles, onde o instituto de pesquisa Pew considera que haja cerca de um milhão de pessoas em situação irregular.

Estima-se que a população nessa condições nos Estados Unidos chegue a 11 milhões de pessoas.

“A mudança de política do Presidente Trump trai os nossos valores”, protestou a senadora da Califórnia, Dianne Feinstein.

As mesmas operações estão a ser realizadas em Austin, no Texas, onde vivem 100.000 pessoas em situação irregular.

Em Nova Iorque, cidade que abriga a maior população de imigrantes nessa condição (1,15 milhões, segundo o instituto de pesquisa Pew), centenas de pessoas foram às ruas perto dos escritório­s dos serviços de imigração.

Num decreto sancionado em 25 de Janeiro, o Presidente republican­o Donald Trump priorizou a expulsão dos imigrantes em condição clandestin­a com antecedent­es penais, ou acusados de terem cometido crimes. Durante a sua campanha para as eleições, Donald Trump prometeu uma maior atenção à questão migratória.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola