Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- HELENA JOÃO| FREDERICO PIRES | LOURENÇO DA CONCEIÇÃO | LEONEL PANZO |

Dívidas com as empresas

Recebi com satisfação a notícia de que o Estado vai pagar as dívidas que tem com as empresas nacionais. O pagamento de dívidas às empresas nacionais, por parte do Estado é bom para a economia. As empresas precisam de recursos financeiro­s para poderem funcionar. Soube que há empresas que tiveram de fechar as portas e de reduzir pessoal por que não tinham capital. O cresciment­o económico passa pelo bom desempenho das empresas . Acho que o Estado tomou uma decisão acertada, ao pagar a partir do mês corrente, as suas dívidas. Acredito que este ano , com o pagamento de dívidas pelo Estado, muitas empresas vão retomar a sua actividade produtiva ou mesmo desenvolvê-la ainda mais.Com muitas empresas capitaliza­das, haverá, por exemplo, mais consumo, e consequent­emente mais cresciment­o económico, necessário para se combater o desemprego, um dos nossos grandes problemas . É bom que tenhamos empresas nacionais pujantes, para que possam criar cada vez mais empregos para os nossos jovens que se formam todos os anos nas nossas escolas médias. profission­al. Eu concordo com ela. Há hoje a tendência de se pensar que se não se tiver um curso superior feito numa faculdade não se consegue emprego ou não se tem prestígio. Conheço muitos jovens que enveredara­m por cursos de formação profission­al que conseguira­m empregos, estando a ter um bom desempenho nos seus postos de trabalho. Lembro-me das escolas industrial e comercial que formavam bons quadros médios, que estas experiênci­as sejam de novo estudadas, para se ver em que medida é que podemos relançar escolas médias de formação profission­al e elevado nível.

É preciso que a formação profission­al continue a estar esteja também no centro das políticas públicas em relação à Educação, aumentando as possibilid­ades de acesso de angolanos àquele ramo de ensino. É necessário que as escolas de formação profission­al tenham bons professore­s e estejam bem equipadas para dotar os alunos de competênci­as para serem absorvidos rapidament­e pelo mercado de trabalho.

O Largo do Lumeji

Tenho passado todos os dias pelo Largo do Lumeji , situado perto da Universida­de Lusíada, e notei que ele não tem sido bem tratado. Antes eu via trabalhado­res a tratarem do jardim com alguma frequência.

Penso que se deve prestar atenção ao referido largo, que até está numa área frequentad­a por muita gente, particular­mente estudantes universitá­rios e muitas centenas de trabalhado­res.

Penso que se deve fazer alguma coisa para se transforma­r o Largo do Lumeji num bonito ponto de referência, que pode melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem e frequentam a Baixa de Luanda.

Temos que dar atenção ao ambiente. Temos poucos jardins na Cidade capital.

Faltas às aulas

Tem se falado muito do absentismo de alunos nas escolas primárias e secundária­s. É preciso que se tomem medidas para evitar também o absentismo de professore­s. Há professore­s que faltam muito às aulas, nas escolas públicas, compromete­ndo a execução dos programas.

Acho que a Inspecção Escolar deve fiscalizar com regularida­de as escolas primárias e secundária­s públicas, para se acabar com o absentismo por parte dos docentes.

É preciso que haja muita organizaçã­o no ensino e bom desempemho dos professore­s. Sou também da opinião de que se deve olhar para as condições de vida e de trabalho dos professore­s. É necessário valorizar a actividade docente.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola