Jornal de Angola

Menor acusada de terrorismo

-

Uma rapariga dinamarque­sa de 16 anos pode enfrentar quatro anos de prisão depois de ser acusada de ofensas terrorista­s pela Justiça do país, noticiou ontem a comunicaçã­o social da Dinamarca.

A suspeita, cujo nome não foi divulgado, foi presa em Janeiro de 2016 por ter na sua posse explosivos e desde ai que permanece sob custódia policial. Até ao final da semana passada, as autoridade­s pouco ou nada divulgaram sobre o caso, mas agora o Gabinete do Procurador Público de Copenhaga anunciou que a rapariga ia ser acusada de participar num esquema terrorista.

“A jovem de 16 anos está associada à preparação de duas bombas que iriam detonar numa escola. Ela é acusada de ter feito os preparativ­os para a bomba e por ter planeado um teste da explosão”, explicou o procurador público Lise-Lotte Nilas.

O julgamento desta rapariga irá começar no dia 7 de Abril, naquele que é o primeiro caso deste género no país. A alegada terrorista é acusada de planear um bombardeam­ento à escola Carolinesk­olen, em Copenhaga, uma escola judaica privada, assim como na sua própria escola em Farevjle, Sydskolen. Para os ataques, estaria a planear usar um tipo de explosivo que foi também usado nos ataques em Paris em 2015. Foi precisamen­te neste ano que a rapariga dinamarque­sa começou a demonstrar interesse pelo islamismo e começou a escrever nas redes sociais sobre armas e sobre movimentos extremista­s. Além disso, integrava no Facebook o grupo “Hizb ut-Tahir”, um movimento islâmico que pretende estabelece­r um califado a nível mundial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola