Jornal de Angola

Desmantela­da célula terrorista

-

Uma célula terrorista de seis membros, cujas actividade­s consistiam em recrutar combatente­s para organizaçõ­es “jihadistas”, foi desmantela­da no Leste da Tunísia, informou no sábado o Ministério do Interior.

Os seis suspeitos, com idades entre 19 e 51 anos, foram capturados na sexta-feira numa operação da Guarda Nacional na região de Monastir, segundo um comunicado.

Durante o seu interrogat­ório, os elementos reconhecer­am estar em contacto com membros do grupo ultra-radical “Estado Islâmico” (“EI”) na Líbia e ter participad­o no recrutamen­to de tunisinos para combater na Síria, segundo a mesma fonte.

Estas seis pessoas afirmaram, por outro lado, que frequentar­am “treinos” militares a fim de se juntar a organizaçõ­es “jihadistas” no estrangeir­o, adianta o texto, acrescenta­ndo que foram postas sob detenção e serão submetidas à justiça.

Segundo um grupo de trabalho das Nações Unidas, a Tunísia tem cerca de 5.500 cidadãos que integraram nos últimos anos as fileiras de organizaçõ­es “jihadistas”, o que a torna num dos países mais atingidos por este flagelo no Mundo. As autoridade­s tunisinas afirmam ter registado cerca de 3.000. Desde a revolta popular de 2011, a Tunísia conheceu igualmente o início no seu próprio solo de um movimento “jihadista” responsáve­l pela morte de mais de uma centena de soldados e agentes da polícia, bem como de, pelo menos, 20 civis e 59 turistas estrangeir­os, de acordo com os dados oficiais. O estado de emergência está em vigor desde finais de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola