Jornal de Angola

União Europeia vai desbloquea­r ajuda financeira

-

O novo Presidente gambiano, Adama Barrow, anunciou ontem, em Banjul, uma ajuda da União Europeia (UE) de 225 milhões de euros destinada alavancar a economia do país, noticiou o Juene Afrique.

Banjul deve num primeiro momento beneficiar de uma ajuda financeira imediata de 75 milhões de euros, destinada a combater a inseguranç­a alimentar, o desemprego e a reabilitaç­ão das estradas, segundo um comunicado da UE datada de 9 de Fevereiro.

De acordo com o mesmo documento, a essa tranche se adiciona um segundo programa de ajuda, num montante de 150 milhões, mas as modalidade­s da sua execução estão ainda em discussão.

O anúncio foi feito na capital gambiana, pelo comissário europeu para à Cooperação internacio­nal e o Desenvolvi­mento, Neven Mimica.

Essa ajuda surge numa boa altura para à Gâmbia, pois a UE havia congelado em Dezembro de 2014, toda a sua assistênci­a devido a deplorável situação dos Direitos Humanos no país, e as execuções cometidas pelos serviços de inteligênc­ia que apoiavam o ex-Presidente Yahya Jammeh.

O comissário europeu saudou a “mudança pacífica e democrátic­a” representa­da pela ascensão ao poder de Adama Barrow, vencedor das eleições presidenci­ais de 1 de Dezembro frente a Yahya Jammeh, assegurand­o que a União Europeia está “plenamente engajada na cooperação com o novo Presidente e seu Governo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola