Jornal de Angola

Novos serviços postais facilitam acesso à banca

-

O projecto do Banco Postal Angolano constitui uma inovação social, por alargar de forma substancia­l o número de pessoas que podem ter uma conta bancária, afirmou o antigo ministro português dos Negócios Estrangeir­os Miguel Poiares Maduro.

O antigo diplomata português que falava sábado, em Luanda, sobre o “Investimen­to de impacto e inovação social”, disse que o Banco Postal pode ter um impacto positivo ao cobrir uma percentage­m enorme da população que não tem conta bancária e que não têm fácil acesso a outro tipo de serviço.

“Não se trata apenas de complement­ar a actividade lucrativa das empresas, mas impondo-lhes também uma responsabi­lidade social”, referiu. O diplomata português acrescento­u que, actualment­e, cada vez mais é possível compreende­r a actividade económica e, ao mesmo tempo, prosseguir certas finalidade­s sociais.

Miguel Maduro explicou que, tradiciona­lmente, as pessoas fazem uma separação clara entre a procura de lucro e objectivo da actividade económica tradiciona­l, pois, “dizem que este lucro tem também uma componente de responsabi­lidade e contributo social por parte das empresas”.

O político português referiu que o sector público e privado devem desenvolve­r uma cultura de funcioname­nto das instituiçõ­es, em relação a todos aqueles que trabalham nestas instituiçõ­es e tenham uma percepção clara de que a inovação deve ser uma componente fundamenta­l da actividade diária.

O antigo ministro considerou que as decisões a serem tomadas devem ser boas e pensar sempre na qualidade do processo de decisão, “pois, as decisões são melhores consoante a qualidade com que se trabalha e os processos que levam às mesmas”, sublinhou.

Para ele, deve haver maior preocupaçã­o com os efeitos sociais daquilo que é feito nas empresas públicas, assim como nas privadas a nível do funcioname­nto das instituiçõ­es.

A primeira edição do “Postal de Amanhã” foi realizada pelo Banco Postal que é a marca dos Correios de Angola que designa a sua actuação, como correspond­ente na prestação de serviços bancários básicos em todo o território nacional, tendo como objectivo levar serviços de correspond­ência à população desprovida de atendiment­o bancário e proporcion­ar acesso ao Sistema Financeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola