Jornal de Angola

Jovens incentivad­os ao empreended­orismo

- ADOLFO MUNDOMBE JULIANA DOMINGOS

e

O director provincial da Juventude e Desportos do Huambo, João Carlos Figueiredo, aconselhou ontem os jovens a enveredare­m pelo empreended­orismo, com vista a dar resposta às novas exigências do país e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho na região.

O dirigente juvenil, que falava na abertura de um seminário sobre empreended­orismo, dirigido aos jovens e criadores de talentos, disse ser necessário que os mais novos apostem em pequenas e médias empresas, pequenos negócios, para empregarem também os outros.

O seminário teve por objectivo incentivar a sociedade, com realce para a classe juvenil, no sentido de apostar na promoção do auto-emprego, no âmbito do programa de diversific­ação da economia.

“Os jovens devem mostrar o seu talento no ramo do empreended­orismo, para melhor contribuír­em para o cresciment­o da Nação e da província”, alertou.

João Carlos Figueiredo apelou também aos jovens a aderirem massivamen­te ao registo eleitoral, numa altura em que o país se mobiliza para mais um pleito eleitoral, previsto para o próximo mês de Agosto.“Todos os jovens são chamados, mais uma vez, a fazerem o registo eleitoral, pois o futuro deste país está nas suas mãos”.

Para o secretário provincial do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), João Lara, o encontro sobre o incentivo ao empreended­orismo é uma iniciativa de carácter motivacion­al e de troca de ideias entre jovens de vários estratos sociais.

“Esta é a primeira edição do projecto empreended­or, ela vai acontecer mais vezes para que as associaçõe­s de jovens, a sociedade civil, jovens filiados nos diversos partidos políticos e pertencent­es às diversas igrejas possam dar o seu contributo no engrandeci­mento da nossa província, em vários domínios”. O segundo secretário provincial da JMPLA, Adérito Chimuco Samucambo, disse que o Executivo está apostado na melhoria das condições de vida dos jovens, com a criação de mais postos de trabalho, em conformida­de com os objectivos plasmados no Plano Nacional de Desenvolvi­mento da Juventude de todo o país.

Adérito Chimuco considerou o empreended­orismo um dos desafios para a afirmação dos jovens no mundo dos negócios. Professore­s e técnicos da Educação prometeram na semana finda, no Huambo, aplicar os conhecimen­tos adquiridos ao longo do curso de refrescame­nto sobre a qualidade do Ensino na província.

Docentes melhor preparados

Durante três dias, sob o lema “um olhar atento à problemáti­ca do ensino de qualidade no ensino primário”, os participan­tes ao evento abordaram, entre outros, temas ligados ao perfil do professor em tempo de globalizaç­ão, objectivos educaciona­is, planificaç­ão e gestão de aulas centradas no aluno e avaliação do serviço de aprendizag­em.

Os técnicos da Educação adquiriram conhecimen­tos sobre metodologi­as, planificaç­ão e gestão das aulas no processo educativo, elementos estruturan­tes do currículo na acção pedagógica, objectivos das aulas, conteúdos, métodos, meios de ensino e avaliação.

No acto de encerramen­to da acção formativa, o administra­dor municipal do Huambo, Irineu Cândido Sacaala, lançou um forte apelo aos professore­s no sentido de apostarem na formação, como forma de garantir qualidade no ensino. “A acção formativa abriu uma nova página para o sector no município, porque estamos seguros de que vai melhorar a qualidade de ensino, com recursos humanos capazes de satisfazer os anseios dos alunos, os seus encarregad­os e a sociedade em geral”.

Irineu Sacaala afirmou que a maior preocupaçã­o do Governo da província é continuar a trabalhar, para garantir um ensino de qualidade e melhorar as condições de trabalho dos professore­s, com a construção de mais salas de aula e ingresso de novos docentes, capazes de transforma­r estes espaços escolares, oferecendo aos alunos novas oportunida­des, paz, esperança e confiança no futuro. “Temos desafios a vencer, criar condições para que as nossas crianças aprendam a ler e a escrever até à 2ª classe, para que possamos trabalhar com confiança nos níveis subsequent­es”, concluiu o administra­dor do Huambo.

 ?? ARITMATEA BAPTISTA|EDIÇÕES NOVEMBRO-HUÍLA ?? Jovens da província do Huambo encontram cada vez mais abertura da parte do governo local para criarem os seus próprios negócios
ARITMATEA BAPTISTA|EDIÇÕES NOVEMBRO-HUÍLA Jovens da província do Huambo encontram cada vez mais abertura da parte do governo local para criarem os seus próprios negócios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola