Jornal de Angola

Município de Ecunha tem hospital moderno

- JUSTINO VICTORINO

O município de Ecunha, na província do Huambo, ganha, dentro de três meses, um novo hospital, com capacidade de 40 camas, anunciou ontem, nesta vila, o chefe de repartição de Saúde, Benedito André Chivando.

Construída de raiz, a nova unidade sanitária vai funcionar ininterrup­tamente para atender, em média, entre 15 a 30 doentes por dia.

“Estamos de parabéns, porque o nosso município acaba de ganhar um hospital de raiz, que entra em funcioname­nto dentro de alguns meses”, realçou.O sector da Saúde do município de Ecunha é composto por nove centros clínicos e quatro postos de Saúde.

Os 190 trabalhado­res, entre eles, médicos, técnicos e pessoal de apoio hospitalar, não cobrem as necessidad­es, sobretudo na época chuvosa, altura em que se regista grande procura dos serviços médicos no município de Ecunha.

“O número de técnicos que temos não chega para atender diariament­e a avalanche de doentes que chegam aos nossos consultóri­os. Por isso pedimos ao Governo, que proceda ao recrutamen­to de mais profission­ais, principalm­ente do ramo da Enfermagem”, disse. Benedito André garantiu que, com a entrada em funcioname­nto do novo hospital, muitos serviços vão ser também melhorados, principalm­ente os de farmácia, além do atendiment­o nas consultas de Pediatria, Obstetríci­a, Medicina, Puericultu­ra, Banco de Urgência e Laboratóri­o, com a introdução de novas tecnologia­s. Os munícipes aplaudiram os esforços do Governo que, pela primeira vez, coloca à disposição da região, um hospital de referência, totalmente equipado com novas tecnologia­s, que vai, certamente, ajudar a melhorar o atendiment­o médico no município.

Silvestre Ventura e Tomás Capanda, ouvidos pela reportagem do Jornal de Angola, valorizara­m o empenho do Governo, que tem por objectivo tornar os Serviços de Saúde mais próximos do cidadão, afirmando que, com o novo hospital, deixam de percorrer longas distâncias à procura de atendiment­o médico.

 ?? ANTÓNIO SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As autoridade­s municipais apostam na diminuição do índice de mortalidad­e em Ecunha
ANTÓNIO SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO As autoridade­s municipais apostam na diminuição do índice de mortalidad­e em Ecunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola