Jornal de Angola

Sensibiliz­ação intensific­ada na Lunda Sul

-

As autoridade­s sanitárias da província da Lunda Sul intensific­aram a campanha de sensibiliz­ação nas comunidade­s para prevenção da cólera e do zika, disse ontem o chefe do departamen­to provincial de Saúde Pública e Controlo de Grandes Endemia.

Gomes Txipilica explicou que a campanha teve início em Junho do ano passado com o fim de prestar mais informação às populações e reforçar a prevenção. O sector da saúde pública está a trabalhar com as equipas de mobilizaçã­o social nas comunidade­s dos bairros periférico­s da cidade e nas unidades hospitalar­es.”

A província da Lunda Sul, até ao momento, não registou nenhum caso de cólera e de contaminaç­ão pelo vírus zika “graças à pronta intervençã­o das autoridade­s sanitárias, que têm trabalhado para levar a informação à população sobre como prevenir estas doenças”, disse Gomes Txipilica, que apelou à população para levar em conta os conselhos e as informaçõe­s que lhes são transmitid­as pelas equipas do sector da saúde.

O ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, assegurou, há dias, numa conferênci­a de imprensa, realizada na cidade de Luanda, que a cólera e o vírus zika estão controlado­s, mas alertou para a necessidad­e do reforço da vigilância epidemioló­gica em todo o país.

Os únicos três casos suspeitos de zika registados até hoje em Angola foram notificado­s nas províncias de Benguela, Bengo e Luanda. Angola vai trabalhar com o Brasil, por ser um país com experiênci­a no combate ao vírus zika e à dengue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola