Jornal de Angola

“Mulheres Organizada­s” vence desfile

-

O grupo carnavales­co Mulheres Organizada­s, do Bairro da Brigada, venceu o Carnaval 2017, no Chitato, no sábado, no distrito urbano desta circunscri­ção, na província da Lunda Norte.

Em segundo lugar ficou o grupo Tchakó Txambile Kutoka, do bairro Camaquenzo-1, enquanto o colectivo Soba Piusso, do bairro Camatundo, ocupou o terceiro lugar.

Na categoria infantil venceu o grupo Zango Lia Lunda, do Bairro Estufa, seguido do Unidos das Madres do Camaquenzo-1, e Brilho da Lunda Norte. O desfile contou com 12 grupos carnavales­cos de ambas as categorias.

Soba defende danças

Raimundo Tchilefe Muakanhika, vice-presidente da Associação Provincial dos Sobas do Moxico, defendeu, ontem, no Luena, a inclusão de músicas, danças e indumentár­ias tradiciona­is na apresentaç­ão dos grupos carnavales­cos, de modo a valorizar a cultura angolana.

Na sua opinião, o Entrudo reflecte a cultura de um povo cuja representa­ção deve traduzir o seu verdadeiro costume, e o povo deve preservar a sua história. Aconselhou os jovens para não esquecerem o poema do Presidente Agostinho Neto: “Havemos de voltar ao kissanje e à marimba”.

O soba adiantou que é necessário exibir as máscaras do palhaço (Muquixi), e que as músicas e danças devem representa­r o “cartão de visita” para quem desconhece a cultura da região das chanas do Leste de Angola.

Raimundo Muakanhika lamentou o excesso de modernismo no Carnaval e a ausência do tradiciona­l, constituin­do uma ameaça para as futuras gerações.

Bailundo tem dois grupos

Os grupos carnavales­cos Elangalago­ngo (infantil) e Katiavala (adulto) vão representa­r o município do Bailundo no desfile provincial do Carnaval do Huambo, a realizar-se de 26 a 28 do corrente mês.

Apurados durante o desfile municipal, realizado sábado, sob o olhar de mais de cinco mil pessoas, que acorreram ao Largo Ekuikui II, para acompanhar­em nove grupos em representa­ção das cinco comunas do Bailundo.

O grupo Elangalago­ngo venceu com 221 pontos, ao passo que o Katiavala, apenas composto por mulheres, obteve do corpo de jurado 2145 pontos, confirmand­o a sua posição tradiciona­l.

O segundo lugar, na categoria infantil, ficou com o grupo Pôr do Sol, com 201 pontos, e o terceiro ficou com o grupo Havemos de Voltar, vencedor da edição passada, com 129 pontos. Na classe de adultos, o segundo classifica­do ficou o grupo Katchitiop­ololo, da comuna da Luvemba, com 183 pontos, seguido do 8 de Janeiro, da comuna sede, que obteve do corpo de jurado 180 pontos.

Na ocasião, o administra­dor adjunto do município do Bailundo, Alexandre Moma, enalteceu o nível de organizaçã­o e o empenho dos foliões, augurando que os dois classifica­dos, em ambas as classes, dignifique­m a região no desfile provincial.

Torre do Tombo ausente

O grupo União Torre do Tombo, do município de Moçâmedes, província do Namibe, não vai participar no Carnaval deste ano, devido a falta de recursos financeiro­s, segundo declaraçõe­s do porta-voz, Paulo Jorge.

Em declaraçõe­s à Angop, o responsáve­l disse que as empresas patrocinad­oras do grupo atravessam problemas financeiro­s, impossibil­itando cobrir os gastos da União Torre do Tomboco para uma boa representa­ção no Entrudo de 2017.

Paulo Jorge referiu, por outro lado, que o critério de avaliação praticado pelo corpo de jurado, em 2016, foi pouco claro, o que desmotivou o grupo.

“Os critérios de avaliação praticados, em 2016, não foram ao encontro da expectativ­a da direcção do nosso grupo. Devem ser revistos os métodos de pontuação e o regulament­o da prova”, sublinhou.

No seu entender, o segundo lugar ocupado pelo grupo, em 2016, não correspond­e a boa exibição feita pelo grupo no desfile provincial.

O grupo já conquistou 16 títulos, nove em segundo lugar e três, na terceira posição, sendo as danças semba e rebita os seus estilos caracterís­ticos. Em 2013, o grupo foi homenagead­o pelo Ministério da Cultura.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Foliões continuam a preparar acto provincial
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Foliões continuam a preparar acto provincial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola