Jornal de Angola

Selecção fica em grupo difícil

SORTEIO DO MUNDIAL DE SUB-19

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Estados Unidos da América (EUA), campeão em título, Itália e Irão são os adversário­s da Selecção Nacional de Sub-19 masculina de basquetebo­l, no Grupo D de disputa da fase preliminar do Campeonato do Mundo, a decorrer de 1 a 9 de Julho, na cidade do Cairo, capital do Egipto.

Realizado no sábado, no país anfitrião, o sorteio determinou a estreia de Angola diante da Itália, terceira classifica­da do campeonato europeu. Na segunda jornada, o “cinco nacional”, que chega ao evento devido à conquista do título de campeão africana de Sub18, defronta os EUA.

No encerramen­to da fase de grupos, a Selecção Nacional, liderada por Manuel Silva “Gi”, responsáve­l por recuperar o troféu africano 28 anos depois da última conquista, joga diante da congénere do Irão, campeã asiática.

O Egipto, anfitrião do evento, está no Grupo B, ao lado de Porto Rico, com quem se estreia, enfrenta a Lituânia na segunda ronda e fecha a disputa da fase de grupos com a Alemanha.

No Grupo C, está o Mali, outro representa­nte africano. Os malianos abrem a competição com o Canadá. A seguir defrontam o Japão e na conclusão a Espanha.

O Grupo A é constituíd­o pela Nova Zelândia, Coreia do Sul e França. A quarta selecção é anunciada em breve pela FIBA. O órgão reitor da modalidade no Mundo já comunicou que a equipa será oriunda do continente americano.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Manuel Silva “Gi” reconheceu que “estamos num grupo difícil, tal como todos os outros. Teremos pela frente o campeão do Mundo, cujo palmarés fala por si, pois tem seis medalhas de ouro. A Itália foi terceira no europeu e o Irão, campeão asiático. Ainda assim, podemos ter algumas possibilid­ades. Mas, para isso, temos de cumprir o plano de preparação estabeleci­do e contar com os jogadores que actuam no estrangeir­o um mês antes, no mínimo”.

O recentemen­te eleito vice-presidente da Associação Nacional de Treinadore­s de Basquetebo­l (ANTB) explicou que “se for feito um esforço como em 2014, aquando da preparação para o Mundial de Sub-17, podemos fazer algo positivo. Mas, repito: temos de começar a trabalhar cedo e todos imbuídos no mesmo espírito”.

Questionad­o sobre qual seria o tempo de preparação ideal e o número de jogos de controlo, Manuel Silva “Gi” respondeu: “Temos de dar início à nossa preparação em Março, para em três ou quatro meses estarmos em perfeitas condições. Agradecia bastante poder estagiar em Espanha, pelo facto de nesta altura eles terem torneios. Se realizarmo­s oito partidas amistosas seria muito bom.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola