Jornal de Angola

Mariano Rajoy reconfirma­do na chefia do Partido Popular

-

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi reeleito no sábado como líder do Partido Popular (PP), organizaçã­o que governa a Espanha desde 2011 e viu a sua imagem abalada por uma série de escândalos de corrupção.

Num congresso realizado em Madrid, Rajoy, líder do PP desde 2004, foi reconfirma­do como presidente do partido com o apoio de 2.530 correligio­nários, do total de 2.645 votos válidos. O primeiromi­nistro, de 61 anos, chefe do Governo desde o final de 2011, concorreu como candidato único.

“É uma honra. Comecei muito jovem, e a minha primeira actividade neste partido foi carregar cartazes”, contou Rajoy, após o anúncio do resultado.

“Não queremos revoluções, nem sobressalt­os”, afirmou, em discurso prévio, ao defender a sua candidatur­a e sua equipa.

Mariano Rajoy considerou que as legítimas diferenças que possam existir nunca podem terminar em confrontos, e defendeu que a chave é a integração.

Na sua intervençã­o perante o congresso do PP, Mariano Rajoy disse que os membros do partido devem ser capazes de falar entre si, ouvir-se e encontrar as soluções mais justas e convenient­es.

“A chave é a integração. Integrar e acrescenta­r, e quanto mais acima se está no escalão, mais obrigados estamos a integrar e acrescenta­r”, disse, citado pela agência espanhola Efe.No congresso popular, foi ainda decidido manter Maria Dolores de Cospedal, actual ministra da Defesa, como secretária-geral do partido. Enquanto isso, os primeiros resultados da votação para o Conselho Cidadão do Podemos, realizado ontem, dão a vitória a Pablo Iglesias, que conseguiu eleger 37 dos 62 lugares, ficando Íñigo Errejón com 23 e os Anticapita­listas com dois, disseram fontes partidária­s.

Estes são os primeiros resultados que se conhecem da votação na Vistalegre II, onde Iglesias foi reeleito secretário-geral, o que quer dizer que a nova direcção do Podemos ficará agora com 59,68 por cento de conselheir­os próximos de Iglesias e 37,10 por cento de membros ligados a Errejón. Até aqui, as duas alas do Podemos estavam praticamen­te igualadas no Conselho.

 ?? CURTO DE LA TORRE |AFP ?? Dirigente agradece apoio no Congresso
CURTO DE LA TORRE |AFP Dirigente agradece apoio no Congresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola