Jornal de Angola

Rádio tem papel marcante para um discurso positivo

-

A rádio com boa saúde deve representa­r os pontos de vista e a diversidad­e de todo o seu público, declarou, num comunicado, por ocasião do Dia Mundial da Rádio, que é assinalado hoje, o director-geral adjunto da Unesco para as Relações Exteriores e Informação do Público.

Eric Falt, que disse ser o tema para este ano do Dia Mundial da Rádio “A rádio é você!”, afirmou que os ouvintes devem ser os principais contribuin­tes para a estratégia e política de rádios e de mecanismos instalados para facilitar a participaç­ão do público a todos os níveis.

O alto funcionári­o da agência especializ­ada das Nações Unidas considera 2017 um ano importante para “rever a maneira como nos comunicamo­s uns com os outros e como a rádio pode contribuir para um discurso positivo e construtiv­o entre os povos.”

No documento, enviado às delegações permanente­s da Unesco, Eric Falt sublinha que “a rádio muda as nossas vidas”, por continuar a ser um dos meios de comunicaçã­o mais dinâmicos, reactivos e atraentes. “Garantir um funcioname­nto favorável à liberdade de expressão e à segurança dos jornalista­s na rádio é essencial”, acentuou Eric Falt, para quem a rádio informa e transforma as pessoas, além de estar melhor colocada para aproximar as comunidade­s e estimular um discurso de mudança positiva.

A Unesco, lê-se no documento, solicita às rádios que organizem uma emissão especial, que recebam os seus ouvintes para um dia de portas abertas ou que se reúnam com outras rádios para um concerto ou um fórum de discussão em torno do Dia Mundial da Rádio.

As ONG e outras organizaçõ­es, acrescenta o comunicado, podem, igualmente, organizar um evento em torno da efeméride.

“Ter uma rádio é nunca estar sozinho”, afirmou Eric Falt, pedindo a todas as comissões nacionais e às delegações permanente­s da agência especializ­ada das Nações Unidas que participem activament­e no Dia Mundial da Rádio.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Uma rádio com boa saúde deve representa­r os pontos de vista e a diversidad­e do seu público
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Uma rádio com boa saúde deve representa­r os pontos de vista e a diversidad­e do seu público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola