Jornal de Angola

1º de Agosto afina estratégia­s

PENÚLTIMO TREINO DA SEMANA Campeões angolanos preparam com convicção o desafio

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

O 1º de Agosto realiza hoje às 8h30, no Quartel General do Exército, no bairro da Calemba, distrito da Maianga, a penúltima sessão de treino para a disputa do jogo diante da equipa de Kampala City Council FC (KCCA FC), no domingo à tarde no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

A partida é referente à segunda “mão” da preliminar de apuramento para a fase de grupos da 21ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol.

No encontro da primeira “mão” disputado há sensivelme­nte uma semana, os militares do Rio Seco perderam por 1-0, no estádio Phillip Omondi, em Kampala. O técnico Dragan Jovic volta a ensaiar a finalizaçã­o com jogadas combinadas, para criar superiorid­ade numérica no ataque e contra-ataque rápidos, no processo de transições.

Durante a preparação, que iniciou na terça-feira, a equipa técnica militar tem utilizado e ensaiado o modelo de jogo com a equipa modelo constituíd­a pelo guarda-redes Tony Cabaça; os defesas Isaac, Dani Massunguna, Bobó e Natael. No sector intermédio, Dragan Jovic tem alinhado Nelson da Luz, Medá, Ibukun e Buá, enquanto no ataque treina com Geraldo e Vado.

Nelson da Luz tem intercalad­o com Gogoró, enquanto Vado alterna com Diogo Rosado no ataque. O avançado Rambé do Rosário, 27 anos, novo reforço do conjunto militar para a presente temporada, falha o desafio diante do KCCA FC por falta de inscrição na Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), à semelhança do médio Macaia, provenient­e do Benfica de Luanda.

Meio campo dos militares mostra entrega no ensaio do jogo com o Kampala City Council FC

Antes de entrar nos pormenores dos detalhes de jogo, o corpo técnico chefiado por Jovic recupera os jogadores, com a orientação de alguns exercícios físicos com bola, também para aprimorar o passe, a recepção e a circulação.

No aspecto clínico, o guarda-redes Antoine Dominique recupera da lesão num dos joelhos e fica ausente dos relvados durante seis semanas, mas Dragan Jovic tem outras opções na baliza, com destaque para Tony Cabeça, o jogador mais antigo ao serviço do 1º de Agosto. Esteve na conquista do título em 2006, sob a batuta do holandês Jan Brouwer e o angolano Miller Gomes.

O avançado Guelor, que recupera de uma lesão contraída durante o estágio realizado na província de Benguela, também volta a falhar o desafio. Depois da sessão de treino, Ivo Traça, técnico assistente de Dragan Jovic, faz às 10h30 a antevisão do jogo, em conferênci­a de imprensa no Quartel General do Exército.

Os militares realizam amanhã às 8h30, no mesmo recinto, a última sessão de treino para a recuperaçã­o dos atletas e ensaiar alguns exercícios de bolas paradas. A equipa do KCCA FC reconhece amanhã às 17h00 a relva do Estádio Nacional 11 de Novembro.

Luis Enrique parece ter os dias contados em Camp Nou. O treinador do Barcelona termina contrato no final da temporada e os resultados mais recentes não são os desejados pela direcção culé, que espera ganhar todas as competiçõe­s nas quais a equipa está inserida, pelo que a hipótese de renovação está cada vez mais afastada.

Com o 4-0 sofrido em Paris, frente ao PSG, a contar para os oitavosde-final da Liga dos Campeões, a eliminação parece um cenário muito provável, intensific­ando a procura de outros treinadore­s.

Ronald Koeman, técnico do Everton, está no topo da lista, segundo avançou o jornal inglês “Mirror”. O antigo defesa holandês alinhou no Barça – de 1989 a 1995 – e pode assim voltar a uma casa que bem conhece e onde até já foi treinador-adjunto na temporada de 1998/99.

Depois de passagens pelo Benfica, Valencia ou PSV, o ex-treinador do Southampto­n tem-se afirmado em Inglaterra, desta feita a orientar o Everton, onde chegou apenas esta temporada. O clube da cidade de Liverpool ocupa a 7ª posição da Premier League e tem praticado um futebol muito atractivo, que tem acumulado críticas positivas. A direcção do Barcelona vê assim com bons olhos o ingresso de alguém que conhece a filosofia da equipa e que tem apresentad­o resultados.

Apesar de Koeman encabeçar a lista, não é o único equacionad­o. Jorge Sampaoli, treinador do Sevilha, Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, e Eusebio Sacristan, técnico da Real Sociedad, são os nomes sondados para suceder a Luis Enrique que parece ter já o destino traçado.

O “Sport” noticiou ontem que um futebolist­a com peso no grupo revelou que já não sente o mesmo prazer nos relvados. "Não estou a desfrutar de jogar futebol desde há algum tempo", terá dito, a fazer fé no que escreve o jornal catalão, que não revela contudo de quem se trata.

Luis Enrique reuniu-se quartafeir­a com todos os jogadores (Messi e Piqué até anularam as acções de promoção que tinham agendado), tendo havido alguns momentos de tensão. A “COPE” adiantou mesmo que o treinador tinha perdido a credibilid­ade junto do grupo.

Recorde-se que Busquets, por exemplo, deu a entender que Luis Enrique não tinha dado o guião certo à equipa.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAUL ELLIS |AFP ?? Técnico holandês do Everton de Inglaterra entra para as contas dos dirigentes do Barcelona
PAUL ELLIS |AFP Técnico holandês do Everton de Inglaterra entra para as contas dos dirigentes do Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola