Jornal de Angola

João Lourenço recebido em apoteose

Sociedade civil da província acredita nas capacidade­s do candidato a Presidente da República

- ESTANISLAU COSTA e DOMINGOS MUCUTA | Lubango

A população da Huíla demonstrou ontem que apoia incodicion­almente o candidato do MPLA a Presidente da República, se se tiver em conta a multidão que acorreu ao aeroporto do Lubango para receber João Lourenço.

Centenas de pessoas, entre militantes, simpatzant­es e amigos do MPLA e membros da sociedade civil deram as boas-vindas a João Lourenço, que é hoje apresentad­o publicamen­te a população da Huíla como candidato do partido no poder a Presidente da República.

As autoridade­s tradiciona­is do Lubango, Humpata, Chibia e Cacula, também manifestar­am incondicio­nal apoio a João Lourenço. Os sobas, que ontem estiveram na recepção a João Lourenço, dizem que o também vice-presidente do MPLA é uma figura que reúne qualidades para dar continuida­de e inovar o actual programa de governação.

As autoridade­s tradiciona­is daqueles três municípios da Huíla garantiram prestar apoio a João Lourenço, caso seja confirmado como Chefe de Estado nas próximas eleições. “Hoje, comprovamo­s mais um acto significan­te e histórico do nosso país, com a passagem de testemunho do Presidente José Eduardo dos Santos a João Lourenço, um homem íntegro e capaz de prosseguir com as acções projectada­s pelo partido”, disseram.

O soba grande da Huíla, Joaquim Huleipo, também ele militante do MPLA, disse que a actividade a desenvolve­r, após a apresentaç­ão pública do candidato do partido, vai incidir na divulgação da imagem de João Lourenço e da bandeira do partido nas zonas longínquas da província. “Como militantes dedicados, vamos percorrer todas as aldeias da província da Huíla, para que toda a população votante esteja bem informada sobre o rosto do candidato a Presidente da República nas próximas eleições”, prometeu.

Joaquim Huleipo afirmou que este trabalho não é muito difícil, porque as pessoas sabem que o MPLA é um partido sério e de confiança. Apelou aos demais militantes, simpatizan­tes e amigos do partido para arregaçare­m e estarem disponívei­s a consentir alguns sacrifício­s para que se possa levar a todos os pontos do país os símbolos do partido.

Já o soba João Cassongo aconselhou todos os cidadãos com idade de votar a não se deixarem enganar por falsos políticos que promovem a violência. “Preocupam-se mais a apontar o dedo ao outro, quando têm as suas casas por arrumar”, disse, numa alusão aos partidos da oposição. “O MPLA é um partido sério e já com um programa de governação para as próximas eleições”, sublinhou.

Recepção apoteótica

João Lourenço foi recebido em apoteose por uma moldura humana consideráv­el que se concentrou desde às 14 horas no aeroporto internacio­nal da Mukanka, colorindo o recinto com as cores vermelha, amarela e preta. Nem a chuva miúda que caía na cidade do Lubango inibiu os militantes e a população em geral de posicionar-se nas ruas da urbe para ovacionar a comitiva partidária. “João Lourenço, amigo, o Lubango está contigo; MPLA, com o povo, rumo à vitória”, foram alguns dos slogans que mais se fizeram ouvir.

Foi igualmente notória a presença massiva de responsáve­is e crentes de várias congregaçõ­es religiosas que, com as suas bandas, entoavam cânticos religiosos, emprestand­o um cenário cativante à moldura humana que recebeu João Lourenço e demais membros do partido. Um dos pastores da Igreja de Simão Toco justificou a sua presença no aeroporto internacio­nal da Mukanka por conhecer bem a trajectóri­a militar, política e governativ­a do candidato do partido. Acredita que João Lourenço é “a aposta certa do MPLA para dirigir os destinos do país”, após as eleições. “Como membros integrante­s e activos da sociedade civil huilana, viemos manifestar o nosso calor a um cidadão que tem pela frente uma grande responsabi­lidade, que é levar uma Angola em paz no topo do progresso, desenvolvi­mento e cresciment­o, tornando-a num país de destaque no contexto das nações mundiais”, disse.

À sua chegada, João Lourenço agradeceu pela recepção que recebeu da população da Huíla, que mesmo com achuva que caiu pela cidade do Lubango, esperou pacienteme­nte pela sua chegada.

O acto público de apresentaç­ão do candidato do MPLA a Presidente da República decorre na Praça “Comandante Cowboy”, na cidade do Lubango. Além dos cerca de 600 mil militantes do partido na província, o primeiro secretário do MPLA na Huíla, João Marcelino Tyipinge, confirmou a presença no acto de dirigentes do partido na vizinha província do Cunene. A ideia, disse, é que João Lourenço sinta “o carinho dos huilanos e não só”.

“Estamos preparados e em condições de levar a cabo uma campanha muito mais abrangente para massificar em larga escala o nome e a imagem do nosso candidato às eleições gerais, de modo que, principalm­ente os cidadãos das zonas mais recônditas, conheçam melhor a fotografia do candidato e a bandeira do partido”, garantiu Marcelino Typinge.

O programa do vice-presidente do MPLA na cidade do Lubango contempla um encontro com os membros do comité central residentes, audiências com várias entidades, inauguraçã­o do hospital da comuna do Toco e visita à centralida­de da Quilemba, onde estão a ser erguidas e prontas a habitar mais de oito mil e 500 casas.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Candidato do MPLA a Presidente da República recebido em apoteose pela população da Huíla que acredita nas capacidade­s de João Lourenço
FRANCISCO BERNARDO|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Candidato do MPLA a Presidente da República recebido em apoteose pela população da Huíla que acredita nas capacidade­s de João Lourenço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola