Jornal de Angola

Posse do novo Presidente foi marcada por atentado

-

Disparos de morteiro reivindica­dos por terrorista­s “shebab” na capital da Somália, mataram na quinta-feira, próximo do palácio presidenci­al somali em Mogadíscio, duas crianças inocentes, numa altura em que decorria a cerimónia de transmissã­o de poderes entre o antigo e o novo Chefe de Estado, declarou a polícia, citada pela agência AFP.

Várias explosões foram ouvidas nas proximidad­es do palácio durante a cerimónia, organizada como prelúdio de juramento de Mohamed Abdullahi Mohamed.

“Duas crianças inocentes foram mortas e três outras pessoas, das quais algumas parentes foram feridos após um disparo de morteiro que atingiu a sua residência, na proximidad­e de uma escola que se encontra atrás do palácio presidenci­al”, disse Mohamed Abdulkadir, um responsáve­l da polícia local. Os terrorista­s shebab reivindica­ram o ataque, de acordo com o Grupo de Inteligênc­ia SITE, que segue de perto a actividade de grupos terrorista­s nas redes sociais. “É horrível ver essas crianças inocentes mortas. Os disparos com morteiros visavam atingir o palácio presidenci­al, mas caíram numa zona situada nas proximidad­es, nomeadamen­te sobre essa casa”, assegurou Abdikarin Duale, uma testemunha.

Este ataque dos shebab em Mogadíscio ilustra os desafios do novo Presidente, Mohamed Farmajo, à frente deste Estado minado por atentados.

Fontes próximas do novo Presidente afirmaram que a cerimónia de investidur­a terá lugar a 22 de Fevereiro, na presença de dirigentes de países vizinhos.

A eleição a 8 de Fevereiro de Mohamed Farmajo, no termo de um processo eleitoral marcado por inúmeras acusações de corrupção, é todavia visto como um avanço nesse país mergulhado desde quase três décadas no caos e a violência, protagoniz­ado pelas milícias tribais, bandos criminosos e grupos islamitas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola