Jornal de Angola

Complexo vai gerir cooperação comercial

-

o programa-quadro de cooperação, cuja assinatura prevê-se para breve, bem como a abertura de representa­ções por embaixadas, em Pequim e em São Tomé.

O director-geral do Departamen­to da Ásia Ocidental e África do Ministério do Comércio da República Popular da China, Zhou Zhaoming, esteve recentemen­te no arquipélag­o à frente de uma delegação pluri-ministeria­l chinesa, tendo-se reunido com o primeiro-ministro Patrice Trovoada.

A missão surgiu poucos dias depois da empresa China Road & Bridge Corporatio­n (CRBC) ter manifestad­o interesse em participar nos projectos que visam a construção de um porto de águas profundas com um custo estimado em cerca de 800 milhões de dólares norte-americanos e a modernizaç­ão do aeroporto internacio­nal de São Tomé, que deve custar 15 milhões de dólares norte-americanos.

Com um custo estimado em cerca de 800 milhões de dólares norteameri­canos, o primeiro porto em águas profundas do país deve ser construído na zona de Fernão Dias, a 12 quilómetro­s da capital.

São Tomé e Príncipe e China restabelec­eram relações a 26 de Dezembro último em detrimento de Taiwan, que cooperava com o arquipélag­o nas mesmas áreas, com um apoio monetário estimado em 16 milhões de dólares norte-americanos anuais. O restabelec­imento das relações diplomátic­as vai, de acordo com o novo secretário-geral adjunto do Fórum Macau, Ding Tian, possibilit­ar a inclusão de todos os países de língua portuguesa no organismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola