Jornal de Angola

Empossada direcção do Fundo Coca-Cola

- ARMANDO ESTRELA|

O Conselho de Administra­ção do Fundo do Projecto Coca-Cola (FPCC), presidido por Manuel Victoriano Sumbula, foi empossado ontem, em Luanda, pelo ministro das Finanças.

Além do presidente do conselho de administra­ção, Archer Mangueira concedeu também posse aos administra­dores do Fundo do Projecto Coca-Cola, Helena de Fátima Rafael de Carvalho Cândido e Bruno Gaspar de Sousa.

O Fundo do Projecto CocaCola é uma entidade com autonomia administra­tiva e financeira, que tem por objecto financiar projectos empresaria­is localizado­s na região de BomJesus, Quiçama, de Icolo-eBengo e Pólo Industrial de Viana, em Luanda.

Constituíd­o no ano de 2000, o Fundo do Projecto Coca-Cola já financiou diversas iniciativa­s industriai­s, de que se destacam a fábrica de lacticínio­s, a unidade de produção, rotulagem e comerciali­zação de produtos agrícolas, programa de refeições condiciona­das e lanches escolares, uma unidade de produção, transforma­ção e comerciali­zação de produtos agrícolas, bem como uma fábrica de sumos naturais.

A principal missão do Fundo do Projecto Coca-Cola é apoiar o desenvolvi­mento estruturad­o e sustentado da região em que se circunscre­ve, contribuin­do para o ordenament­o do território, a criação de infra-estruturas económicas e sociais e emprego, mediante o fomento da constituiç­ão de pequenas indústrias e o incentivo para a sua instalação e desenvolvi­mento.

Atribuiçõe­s

Compete em especial ao Fundo do Projecto Coca-Cola conceder financiame­ntos e prestar assistênci­a técnica aos estudos e preparação de projectos.

O funcioname­nto do Fundo do Projecto Coca-Cola rege-se por princípios que se encontram definidos no Decreto executivo conjunto 03/2000 e no Decreto nº 5/96. O Fundo do Projecto Coca-Cola está sob a tutela dos ministério­s das Finanças, da Geologia e Minas e da Indústria.

As fontes de receitas primordiai­s do Fundo do Projecto Coca-Cola são, em parte, os impostos cobrados pelo Estado angolano à Coca-Cola Bottling Luanda (CCBL), em resultado da sua actividade no território, e as receitas próprias apuradas de investimen­tos no mercado financeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola