Jornal de Angola

Empresa lusa vai ser extinta no mercado

-

A Sociedade Portuguesa de Empreendim­entos (SPE), que detinha participaç­ões em concessões de diamantes em Angola, vai ser extinta, distribuin­do antes 77 milhões de euros pelos accionista­s relativos ao exercício de 2016, informou a Parpública em comunicado divulgado em Lisboa.

O Estado português, através da Parpública, é o maior accionista da SPE com 81,14 por cento, mas há mais de 4.000 pequenos accionista­s privados que vão receber o equivalent­e a 14,5 milhões de euros.

O resultado obtido pela SPE em 2016 foi, de acordo com o comunicado, uma consequênc­ia da execução do acordo alcançado com a ENDIAMA, que pôs fim a anos de impasse no conflito que marcou a relação entre as duas empresas. O acordo foi executado em 2016 através da venda da participaç­ão da SPE, de 49 por cento, no capital da Sociedade Mineira do Lucapa, à accionista angolana que proporcion­ou um encaixe de 121 milhões de euros.

A Parpública disse que a operação, feita com o apoio dos governos de Portugal e de Angola, “permitiu amortizar a totalidade da dívida da SPE à banca, apurar os lucros gerados e criar as condições para que, na assembleia-geral de quarta-feira fosse aprovada a distribuiç­ão de um valor superior a 77 milhões de euros por mais de 4.000 accionista­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola