Jornal de Angola

Mais produção no campo Dália

-

A Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola (Sonangol EP), a Total E&P Angola e suas associadas do bloco 17, anunciaram ontem o início de produção do projecto “Dália Fase 2A”', ocorrido na terceira semana de Janeiro de 2017.

O comunicado da Sonangol indica que o projecto vai produzir reservas adicionais de cerca de 35 milhões de barris de petróleo e vai adicionar 30.000 barris de óleo por dia à produção do bloco.

O projecto Dália Fase 2A compreende quatro poços de enchimento ligados a uma unidade flutuante de produção, armazename­nto e descarga existente - o FPSO Dália.

ATotal E&PAngola é o operador do bloco 17 com uma participaç­ão de 40 por cento e tem como associadas a Statoil com 23,33, a Esso Exploratio­n Angola (bloco 17) Limited com 20 e a BP Exploratio­n (Angola) Ltd com 16,67. O bloco 17 fica situado na Bacia do Congo e é parte dos blocos de águas profundas. A actividade da exploração neste bloco começou em Janeiro de 1993 e terminou em Dezembro de 2003.

Da actividade exploratór­ia, resultaram 17 descoberta­s comerciais e dois poços secos. É neste bloco que está o campo Girassol, a maior descoberta de reservas de óleo na história de E&P em Angola. Exploraçõe­s após as datas mencionada­s, com base na reavaliaçã­o dos dados de sísmica-3D, resultaram em mais dois poços comerciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola