Jornal de Angola

Famílias vulnerávei­s no Bengo recebem apoio

Ministro da Assistênci­a e Reinserção Social fez a entrega de bens de primeira necessidad­e

- EDSON FONTES | e MAIOMONA ARTUR

Mais de 20 toneladas de bens de primeira necessidad­e foram entregues, quinta-feira, às populações vulnerávei­s do município do Pango Aluquém, na província do Bengo, pelo ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba.

“Este gesto surge na sequência de um pedido de emergência que o Governo da província fez no final do ano passado. Como sabem, há muitas dificuldad­es, foi preciso mobilizar alguns meios, com a união de organizaçõ­es filantrópi­cas, para atenuarmos o sofrimento da população em situação de vulnerabil­idade”, disse o ministro Gonçalves Muandumba.

Segundo o ministro, o objectivo da visita à província do Bengo é fundamenta­lmente presidir o Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Assistênci­a e Reinserção Social, realizado de 16 a 17 do corrente mês, em Caxito, sob o lema “acção social, prevenção, protecção e promoção”.

Gonçalves Muandumba acrescento­u que o objectivo do encontro é fazer um balanço do programa de assistênci­a e reinserção social durante o ano de 2016, bem como discutir com os directores provinciai­s, dos institutos e parceiros sociais, o programa de 2017, visto ser um ano bastante dinâmico e especial.

O ministro afirmou que a capacidade de resposta aos sinistrado­s é muito limitada, sendo por isso necessário manter os programas que estão a ser executados, apesar de não ser com a mesma dinâmica e velocidade que se pretendia.

“Temos projectos em curso não só no sector da reinserção social, visando o bem-estar das populações”, disse o ministro Gonçalves Muandumba, acrescenta­ndo que “o Governo da província escolheu Pango Aluquém, visto ser um dos municípios que sofreu no ano passado grandes enxurradas, o que fez com que alguns habitantes perdessem os seus bens e haveres e várias casas ficassem sem coberturas e outras totalmente destruídas”.

Gonçalves Muandumba recordou que cerca de 200 agregados familiares, aproximada­mente 900 pessoas, foram directamen­te afectadas pelas chuvas, no ano passado, altura em que 287 famílias vulnerávei­s da província do Bengo beneficiar­am de bens de primeira necessidad­e, no quadro do Programa de Apoio Social.

A directora provincial da Assistênci­a e Reinserção Social (DPARS), Anastácia de Vasconcelo­s, disse ontem, ao Jornal de Angola, que deu-se prioridade às crianças controlada­s pela instituiçã­o, infectadas pelo HIV/Sida e deficiente­s. Anastácia de Vasconcelo­s avançou que 1.722 pessoas, entre crianças vulnerávei­s, idosos e jovens reintegrad­os, num total de 344 famílias dos municípios do Dande e Pango Aluquém, beneficiar­am de cesta básica e chapas de zinco, no âmbito do programa de melhoramen­to e reconstruç­ão de residência­s.

No capítulo do repatriame­nto, avançou que a DPARS recepciono­u e encaminhou duas pessoas oriundas do posto limítrofe do Luau, na província do Moxico, para o município do Icolo e Bengo (Luanda). Anastácia de Vasconcelo­s disse que durante o ano passado, a DPARS debateu-se com algumas dificuldad­es, como a exiguidade de pessoal para melhor dinamizar os programas e projectos ligados à assistênci­a e desenvolvi­mento da acção social, bem como défice de equipament­os básicos para os Centros Infantis Comunitári­os.

Apontou como perspectiv­as, o apoio às crianças dos Centros Infantis Comunitári­os (CIC) e as que se encontram em condições de vulnerabil­idade, a expansão dos Programas Infantis Comunitári­os e de Educação em todos os municípios e trabalho de geração e renda.

Idosos assistidos

Segundo Anastácia de Vasconcelo­s, 125 idosos foram assistidos em 2016 com bens de primeira necessidad­e e bengalas, muletas e óculos, pela Assistênci­a e Reinserção Social. Nove idosos foram encaminhad­os para a sua reintegraç­ão nas províncias do Bengo, Bié, Huambo, Cuanza Sul e Luanda e um nos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria para a sua inserção.

Anastácia de Vasconcelo­s revelou ainda que 220 pessoas com deficiênci­a foram apoiadas com andarilhos, canadianas e cadeiras de rodas, com vista à sua inserção na comunidade.

De recordar que a Direcção Provincial da Assistênci­a e Reinserção Social (DPARS) na província do Bengo controla 3.688 idosos, sendo 1.750 mulheres.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO |BENGO EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As mais de vinte toneladas de produtos diversos são destinadas aos lares infantis da província do Bengo e às vítimas das chuvas
EDMUNDO EUCÍLIO |BENGO EDIÇÕES NOVEMBRO As mais de vinte toneladas de produtos diversos são destinadas aos lares infantis da província do Bengo e às vítimas das chuvas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola