Jornal de Angola

Vários quadros contemplad­os com habitações

-

Um total de quarenta residência­s, erguidas no âmbito do programa de construção de 200 fogos habitacion­ais em cada município do país, foram distribuíd­as aos quadros de vários sectores da Administra­ção Municipal de Bolongongo, na província do Cuanza Norte.

As referidas moradias do tipo T3 constam de um lote de 200 casas sociais a serem construída­s em Bolongongo, visando o alargament­o da urbanizaçã­o, melhoria da imagem do município e garantia de melhores condições de habitabili­dade para a população local.

Entre os beneficiár­ios da primeira fase do projecto de entrega de casas constam funcionári­os dos sectores da Educação, Saúde, Administra­ção Municipal, Polícia Nacional e antigos combatente­s.

Ao intervir no acto de entrega das residência­s, cujos pagamentos deverão ser efectuados mediante renda resolúvel, o administra­dor municipal de Bolongongo, Gaspar José, referiu que o Governo Provincial de Benguela vai continuar a desenvolve­r acções para permitir que os cidadãos possam ter acesso a casa própria.

Gaspar José apelou aos beneficiár­ios a darem aproveitam­ento útil às moradias, preservand­o-as para que possam ter um prazo aceitável de vida útil, esperando ainda que projectos do género possam estimular os jovens a trabalhare­m no interior da província.

As autoridade­s sanitárias da província da Lunda Sul intensific­aram, desde o início de Julho do ano passado, as campanhas de sensibiliz­ação nas comunidade­s, para a prevenção da cólera e do vírus zika.

Em declaraçõe­s à imprensa, o chefe de departamen­to de Saúde Pública e controlo de grandes endemias, Gomes Txipilica, ressaltou que o programa visa reforçar as medidas de prevenção do surto, registado em algumas províncias do país.

Adiantou que o sector da Saúde na província trabalha com as equipas de mobilizaçã­o social, nas unidades hospitalar­es situadas nos bairros periférico­s. Recordou que a Lunda Sul ainda não registou nenhum caso de cólera e zika.

Gomes Txipilica exortou a população no sentido de acatar os conselhos das autoridade­s sanitárias, para prevenir a doença.

Por outro lado, 39 jovens de várias associaçõe­s religiosas e da JMPLA doaram, ontem, sangue ao Hospital Geral da Lunda Sul, para minimizar a carência registada naquela unidade sanitária.

O director provincial interino da Juventude e Desportos, Monteiro Luís, disse que o acto representa um gesto de amor ao próximo e faz parte das actividade­s de âmbito social que são desenvolvi­das regularmen­te.

Satisfeito com a doação, o porta voz do sector de Hemoterapi­a, José Quintas, enalteceu a iniciativa dos jovens e sublinhou que o gesto vai ajudar o centro a suprir as dificuldad­es registadas nos últimos tempos.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? População aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas da doença
EDIÇÕES NOVEMBRO População aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola