Jornal de Angola

Académica enfrenta JGM nos Kuricutela­s

ABERTURA DA SEGUNDA JORNADA Sagrada Esperança vai a Saurimo tentar surpreende­r o Progresso da Lunda Sul

- AMÂNDIO CLEMENTE |

A Académica do Lobito enfrenta hoje, às 15h30, o estreante JGM do Huambo, na abertura da segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, Girabola Zap 2017, no estádio do Ferrovia, vulgo Kuricutela­s, depois de, na jornada inaugural da prova, não ter entrado em acção, em virtude do adiamento do jogo, pelo facto do opositor (1.º de Agosto) estar engajado nas competiçõe­s africanas.

Mesmo depois da “chicotada psicológic­a” a meio da semana, a equipa que dá o primeiro passo na fina-flor do futebol nacional ambiciona uma estreia vitoriosa e conquista dos três pontos, diante de uma equipa que já perdeu na jornada de abertura e persegue a recuperaçã­o, tirando proveito da sua maior experiênci­a na competição.

José Luís Borges sabe que a tarefa não é fácil, ao passo que António Alegre só pode apostar na vitória, depois do insucesso na sua estreia no Girabola, agora na condição de treinador.

Noutro jogo da tarde, o Progresso da Lunda Sul recebe o Sagrada Esperança, num dérbi entre equipas do Leste do país, de desfecho imprevisív­el. Os contendore­s vêm de resultados diferentes na jornada inaugural. Os anfitriões perderam na deslocação ao reduto dos maquisarde­s no Luena, ao passo que os forasteiro­s saíram vitoriosos na recepção aos “polícias”. Estes desfechos colocam os “progressis­tas” na obrigação de vencer a partida, pelo facto de jogar em casa, por um lado, e para não acumular a segunda derrota, por outro. Os “diamantífe­ros” estão moralizado­s com o triunfo da ronda de abertura e dispostos a somar pontos nesta deslocação. Com estes condimento­s, antevê-se uma partida renhida, onde se torna difícil vaticinar um vencedor.

Amanhã, na sequência da disputa da jornada, as atenções dos amantes da modalidade vão estar viradas para Calulo, onde o Recreativo do Libolo e Petro de Luanda medem forças, no desafio de maior cartaz da jornada, por colocar frente-a-frente dois assumidos candidatos ao título. Beto Bianchi e pupilos partem confiantes e pretendem manter a tradição vitoriosa em Calulo, ao passo que Vaz Pinto promete inverter esta tendência e quebrar o enguiço caseiro. É, para já, um desafio de desfecho imprevisív­el e impróprio para cardíacos. Em Luanda, o Interclube defronta a Santa Rita de Cássia, o Kabuscorp enfrenta o Desportivo da Huíla, o ASA joga com o Bravos do Maquis, no Estádio da Cidadela e o Progresso Sambizanga recebe o 1.º de Maio de Benguela.

A ronda encerra apenas a 26 deste mês, com o desafio Recreativo da Caála-1.º de Agosto, adiado por força do envolvimen­to da equipa “militar” nas eliminatór­ias de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Desafio entre Recrativo do Libolo e Petro de Luanda desperta a atenção dos entusiasta­s e pode levar muitos adeptos à vila de Calulo
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Desafio entre Recrativo do Libolo e Petro de Luanda desperta a atenção dos entusiasta­s e pode levar muitos adeptos à vila de Calulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola