Jornal de Angola

Fábrica de embalagem de peixe em construção

- VLADIMIR PRATA

Uma fábrica de embalagem e congelação e um entreposto para venda de pescado estão a ser construído­s no município do Tômbwa, província do Namibe, para o desenvolvi­mento do sector pesqueiro na região.

O responsáve­l da fábrica Anavani disse que a unidade vai ter capacidade para congelar cerca de 400 toneladas de pescado por dia, proporcion­ando mais de 600 postos de trabalho directos em regime de turnos.

“A fábrica de embalagem e congelação de pescado que vai nascer tem cerca de 4.500 metros quadrados de área coberta e vai gerar 500 a 600 postos de trabalho em dois diferentes turnos”, disse Victor Rodrigues.

O gestor referiu que as obras, cuja duração é de seis meses, têm início dentro de dias, com mão-deobra totalmente angolana. A fábrica vai ter 12 túneis de congelação e será totalmente equipada com tecnologia de Espanha.

Já o entreposto de congelação, cuja construção já teve início, deve estar concluído em Maio deste ano, de acordo com o encarregad­o de obras, João Carlos, de nacionalid­ade espanhola. A nova unidade conta com duas câmaras de conservaçã­o e três túneis de congelação de produtos do mar, com uma produção diária na ordem das 300 toneladas.

A construção do entreposto de congelação envolve igualmente mão-de-obra local, do Tômbwa, e espera-se empregar com a sua conclusão mais jovens da localidade. Recentemen­te, o governador da província do Namibe anunciou que três novas fábricas de processame­nto de pescado a serem erguidas na vila piscatória do Tômbwa devem criar cerca de três mil novos postos de trabalho.

O governador Rui Falcão garantiu que, com estas unidades fabris, o problema do desemprego pode ser ultrapassa­do naquele município ao sul do Namibe.

“Está em curso a construção de três novas fábricas de pesca, as obras já arrancaram e, tão logo sejam concluídas, vão criar postos de trabalho para cerca de três mil jovens e dar outra dinâmica no que toca ao desenvolvi­mento económico do município e do país.”

O governador recordou que, em 2016, foram empregues, no Tômbwa, mais de dois mil cidadãos, fruto das recentes unidades de pesca, captura e transforma­ção de pescado inaugurada­s.

 ?? AFONSO COSTA|EDIÇÕES NOVEMBRO| NAMIBE ?? Rui Falcão garantiu mais empregos na região
AFONSO COSTA|EDIÇÕES NOVEMBRO| NAMIBE Rui Falcão garantiu mais empregos na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola