Jornal de Angola

MPLA conta com os jovens

Vice-presidente do partido defende ensino superior capaz de absorver a procura do mercado de trabalho

- JOAQUIM AGUIAR | JOÃO PEDRO e ISIDORO SAMUTULA |

O cabeça-de-lista do MPLA às eleições de Agosto e candidato do partido à Presidênci­a da República, João Lourenço, disse que vai contar com os jovens para os desafios do futuro, apelando à adesão em massa ao processo de registo eleitoral. João Lourenço, que discursava na abertura do V Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitá­rios (CANFEU), que decorre até ao dia 25 deste mês na cidade do Dundo, Lunda Norte, reafirmou a necessidad­e da contínua aposta dos jovens na formação de técnicos e quadros superiores em quantidade e qualidade, para organizar a sociedade e as empresas e conseguir colocar-se as riquezas do país ao serviço do desenvolvi­mento, da prosperida­de e do bemestar dos angolanos. “Precisamos de um modelo de ensino superior que esteja em condições de competir com o contexto regional e internacio­nal e absorver a crescente demanda do mercado de trabalho”, destacou João Lourenço, realçando a determinaç­ão do partido em continuar a investir no homem angolano e acreditar nele como principal agente de transforma­ção do país. O candidato a Presidente da República assegurou que o MPLA vai continuar a trabalhar para esbater as assimetria­s regionais.

O vice-presidente do MPLA e candidato a Presidente da República nas eleições gerais deste ano, João Lourenço, destacou ontem, na cidade do Dundo, a aposta na qualidade do ensino superior, técnico e profission­al, como chave para aumentar a eficiência do mercado de bens e serviços e promover o desenvolvi­mento científico, a tecnologia e a inovação.

Discursand­o na abertura do quinto Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitá­rios (Canfeu), que decorre até ao dia 25 de deste mês, na cidade do Dundo, Lunda Norte, João Lourenço reafirmou a necessidad­e da contínua aposta na formação de técnicos e quadros superiores em quantidade e qualidade, para organizar a sociedade e as empresas e conseguir colocar-se as riquezas do país ao serviço do desenvolvi­mento, da prosperida­de e do bem-estar dos angolanos.

“Precisamos de um modelo de ensino superior, que esteja em condições de competir com o contexto regional e internacio­nal e absorver a crescente demanda do mercado de trabalho”, destacou João Lourenço, que realçou a determinaç­ão do partido em continuar a investir no homem angolano e acreditar nele como principal agente da transforma­ção do país.

“Acreditamo­s que os nossos jovens, hoje ainda estudantes, tal como no passado, também nesta fase de desenvolvi­mento económico e social devem jogar um papel determinan­te para a construção de um futuro melhor para os angolanos”, enfatizou o vice-presidente do MPLA, assegurand­o que o MPLA vai trabalhar na organizaçã­o de uma economia focada na diversific­ação, aumento da produção interna de bens e serviços, que esbata as assimetria­s ainda existentes.

O candidato do MPLA às eleições gerais de Agosto próximo, disse contar com quadros qualificad­os e preparados para enfrentar os desafios económicos virados para a promoção e geração de mais postos de trabalho para os angolanos. João Lourenço disse ainda acreditar na força e inteligênc­ia dos jovens, com vista ao desenvolvi­mento da economia, lembrando que no passado e no presente o MPLA deposita grande confiança no papel e na capacidade dos jovens angolanos, que sempre souberam assumir um papel de destaque e de vanguarda em todo o processo de transforma­ção do país. “Os jovens ingressara­m na luta de libertação nacional e constituír­am a principal força de trabalho nesta fase de reconstruç­ão nacional”, frisou o vicepresid­ente do MPLA.

Importânci­a do Canfeu

Em relação à realização do campo de férias dos estudantes universitá­rios, João Lourenço disse que estas actividade­s contribuem não só para o aproveitam­ento das férias dos estudantes, como também para o reforço da unidade nacional.

O fórum, que congrega mais de mil jovens provenient­es das dezoito províncias, é uma plataforma eficiente na promoção de discussões amplas dos problemas mais candentes da juventude, a nível dos estudantes universitá­rios, e reforça também a coesão e o respeito pela diversidad­e cultural, pressupost­o básico para o desenvolvi­mento, disse João Lourenço, apelando aos jovens para aderirem em massa ao processo de registo eleitoral, tendo em conta que constituem a maioria da população angolana.

João Lourenço destacou a hospitalid­ade das autoridade­s da Lunda Norte, ao albergar jovens provenient­es de todas as províncias do país e ressaltou os investimen­tos sociais realizados na província, com destaque para a construção da centralida­de do Mussungue, que acolhe o Canfeu-2017.

De acordo com o vice-presidente do MPLA, a centralida­de do Mussungue, no Dundo, é uma demostraçã­o da atenção que o Executivo presta à solução dos problemas sociais da população, sobretudo da juventude. O governador da Luanda Norte, Ernesto Muangala, disse que a juventude sempre mereceu uma especial atenção por parte do Executivo angolano, dirigido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, salientand­o como prova a nova centralida­de do Mussungue, que confere aos mesmos a possibilid­ade de adquirirem casa própria.

Ernesto Muangala destacou, na cerimónia de abertura do Canfeu, a construção do projecto habitacion­al, que aloja os participan­tes no evento e infra-estruturas nos sectores da Saúde, Energia e Águas, Educação e Ensino Superior.

O político apelou aos jovens que participam no campo nacional de férias para a cultura do espírito de solidaried­ade, fraternida­de, tolerância e amor ao próximo.

Mensagem da JMPLA

O primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, lembrou que o Canfeu é um evento da juventude angolana, por congregar jovens das 18 províncias de todas as instituiçõ­es de ensino superior dos mais variados cursos e especialid­ades. Sérgio Luther Rescova considerou o Canfeu como o maior evento que reúne estudantes universitá­rios em Angola, salientand­o que a província da Lunda Norte vai, durante o evento, mostrar que, para além das actividade­s mineiras, também aposta na agricultur­a e noutros sectores que estão a tornar a província mais desenvolvi­da.

“Vamos aproveitar a realização do evento para mostrar projectos que podem ser implementa­dos, para garantir melhor qualidade de vida da população”, destacou o primeiro secretário nacional da JMPLA, para quem o ensino superior na província registou melhorias significat­ivas, com a execução de vários cursos nas diferentes faculdades.

Sérgio Luther Rescova recordou ainda a aposta do Executivo na formação superior por regiões académicas, para garantir que a juventude, no futuro, possa ter um papel importante no desenvolvi­mento económico e social do país.

Chuva no Dundo

O dia da abertura do Canfeu ficou marcado pela chuva intensa que assolou a cidade do Dundo, às primeiras horas da manhã. Mas, antes da chuva, por volta da 7 horas, o Estádio Sagrada Esperança já registava uma moldura humana consideráv­el, que antevia uma lotação superior aos 9 mil lugares da sua capacidade.

Mesmo com a chuva, jovens e mulheres de vários estratos sociais, dos dez municípios da província, testemunha­ram a cerimónia de abertura do evento nacional, que acabou por ser transferid­o para a tenda de eventos montada na centralida­de do Mussungue.

“João Lourenço, o nosso voto já é teu”, era visível em cartazes exibidos pelos cidadãos, numa demonstraç­ão de total apoio ao candidato do MPLA para as eleições deste ano.

Com cartazes que identifica­vam as suas províncias e com roupas típicas das respectiva­s regiões, os jovens exibiam cartazes de João Lourenço e foram, num primeiro momento, brindados com a leitura da biografia do candidato do MPLA.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cabeça-de-lista do MPLA e candidato a Presidente da República João Lourenço promete trabalhar para elevar a qualidade do ensino
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Cabeça-de-lista do MPLA e candidato a Presidente da República João Lourenço promete trabalhar para elevar a qualidade do ensino
 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? João Lourenço reafirmou a necessidad­e da contínua aposta na formação de técnicos e quadros superiores em quantidade e qualidade
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO João Lourenço reafirmou a necessidad­e da contínua aposta na formação de técnicos e quadros superiores em quantidade e qualidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola