Jornal de Angola

Bispo elogiou mensagem

-

Uma mensagem com muita simplicida­de, muita clareza e que tocou muitos aspectos que alimentam as nossas esperanças, foi com estas palavras que o arcebispo do Lubango caracteriz­ou o primeiro discurso de João Lourenço, na qualidade de candidato do MPLA a Presidente da República nas próximas eleições.

Em reacção à mensagem proferida por João Lourenço, no sábado, Dom Gabriel Mbilingi disse, à Angop, que está sempre atento e tem esta obrigação, pois a Igreja tem em comum com o Estado angolano uma parceria importante que ajuda o governo a realizar os compromiss­os sociais.

“As eleições são um jogo em que vence quem melhor estiver preparado. Penso que o que interessa é passar uma boa mensagem e pelo que vimos, na de João Lourenço, é aí onde o MPLA se está a meter e os outros devem seguir o mesmo caminho, para que não haja distracção do eleitorado”, frisou. O prelado católico deseja que as mensagem dos partidos na campanha eleitoral não se fixem nas pessoas como tais, mas que se olhe com muita clareza para aquilo que são os programas de governação que os candidatos propõem.

“A concorrênc­ia não é entre as pessoas, mas entre programas, projectos concretos e forma como pensam realiza-los e o uso dos recursos disponívei­s, para que se criem melhores condições de vida para as populações”, disse, para acrescenta­r: “Esperamos por uma campanha onde o acento seja colocado na apresentaç­ão ao eleitorado, do que se pretende fazer se for eleito como Presidente do país. É aí onde se deve focalizar. Não se deve limitar a provocaçõe­s, ou até a coisas periférica­s que distraem o eleitorado daquilo que é o essencial.”

Dom Gabriel Mbilingi exortou o eleitorado a votar nos programas. Para tal, considerou, tais programas devem ser claros, transparen­tes e factíveis, para evitar confusões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola