Jornal de Angola

Vendedores chamados ao registo eleitoral

- LINO VIEIRA* |

O Conselho Provincial da Juventude no Moxico está a levar acabo acções de sensibiliz­ação dos cidadãos sobre a necessidad­e da sua participaç­ão no registo eleitoral. O primeiro alvo são os vendedores dos principais mercados sediados na cidade do Luena. A iniciativa visa despertar o interesse dos vendedores e daqueles cidadãos que ainda não o fizeram para aderirem ao processo, numa altura em que faltam poucos dias para o seu término.

O secretário provincial do Conselho da Juventude, Augusto Mendes Mulau, disse que o programa visa, também, reforçar a informação aos cidadãos que, por algum excesso de zelo, não conseguem deixar os seus afazeres para atender ao dever de cidadania. “Muitos cidadãos com idade eleitoral ainda estão no alheio sobre o assunto e a promoção de campanhas de sensibiliz­ação nos locais de maior aglomeraçã­o populacion­al tem despertado interesse de muitos nestes últimos meses”, disse.

Augusto Mulau pediu maior adesão aos postos de registos e sublinhou a necessidad­e de cada cidadão ser responsáve­l no cumpriment­o deste dever patriótico que vai conduzir o país até às próximas eleições. O secretário do Conselho Provincial da Juventude no Moxico considerou que o registo eleitoral é um acto de grande significad­o para os angolanos, porque é através dele que o cidadão tem o direito de votar e escolher os seus dirigentes para os próximos cinco anos.

Miguel Zinco, 19 anos de idade, é vendedor do mercado da Baúca. Ouviu atentament­e a informação sobre o processo do registo eleitoral e mostrou-se disponível para deixar o seu negócio por alguns minutos, para fazer o seu registo eleitoral. Margarida Domingas também já actualizou os seus dados eleitorais. Diz tê-lo feito só agora devido à preguiça, apesar de tantos apelos que já ouviu.

Supervisão

Uma delegação chefiada pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Cuando Cubango, Felisberto Canhanga, supervisio­nou este fim-de-semana duas brigadas fixas do registo eleitoral. Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita, o porta-voz da CPE, Miguel Estêvão Dala, explicou que a deslocação esteve enquadrada no cumpriment­o do programa traçado para o efeito pela Comissão Provincial Eleitoral.

“No Cuchi, deu para podermos constatar que as quatro brigadas, sendo duas móveis e duas fixas, estão a funcionar de acordo com as instruções recebidas pela sua respectiva comissão. Estão a registar o pessoal, cumprindo assim com a segunda fase do registo eleitoral”, disse. A CPE, referiu, também notou que a maior parte dos postos tem, nos últimos dias, conhecido pouca afluência de cidadãos, devido ao período de lavoura.

Por isso, as entidades registador­as estão a desdobrar-se junto das comunidade­s. As brigadas móveis estão, neste momento, a trabalhar nas zonas de difícil acesso.

Miguel Dala apelou às autoridade­s tradiciona­is e às entidades religiosas no sentido de continuare­m a sensibiliz­ar e a mobilizar a população abrangida para efectuar o seu dever cívico e de cidadania.

Num breve encontro com a delegação, a administra­dora municipal do Cuchi, Verónica Mutango Adolfo, considerou oportuna a visita da comissão, tendo informado que os trabalhos do registo decorrem com normalidad­e.

Destacou o empenho das entidades registador­as no município, num total de 29 brigadista­s, bem como de outras entidades na mobilizaçã­o da população para a adesão ao processo, considerad­o crucial para a jovem democracia angolana.

Com a mesma finalidade, a mesma comissão deslocou-se ontem ao município do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetro­s a leste de Menongue, capital do Cuando Cubango.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola