Jornal de Angola

Portugal aumenta investimen­to na agricultur­a

Ministro Marcos Nhunga visitou várias unidades e assinou protocolo de cooperação

-

O número de portuguese­s que vão investir no sector agrícola de Angola pode aumentar nos próximos tempos, tendo em conta a nova agenda de cooperação estabeleci­da pelos dois países, disse o ministro da Agricultur­a em Lisboa.

Marcos Nhunga falava no domingo, no concelho de Arouca, no término da sua visita de trabalho de quatro dias a Portugal, a convite do seu homólogo Luís Capoulas Santos.

Marcos Nhunga participou no II Fórum Agricultur­a Portugal-Angola, realizado em Lisboa, promovido pelo Banco BIC e referiu a importânci­a da assinatura do protocolo de cooperação, que permite ao país beneficiar da experiênci­a portuguesa, no domínio da investigaç­ão científica, através dos centros de referência, a nível da União Europeia. O ministro da Agricultur­a deixou uma palavra de apreço ao seu homólogo português e aos empresário­s agrícolas portuguese­s, que manifestar­am vontade de ajudar Angola a atingir a auto-suficiênci­a alimentar e partir para as exportaçõe­s. “O protocolo assinado definiu as áreas de cooperação, com destaque para a área institucio­nal, envolvendo a investigaç­ão científica e a empresaria­l.”

Marcos Nhunga realizou visitas a vários empreendim­entos agro-industriai­s portuguese­s, onde deixou o apelo para os empresário­s portuguese­s investirem em Angola. “Criando parcerias com os angolanos, temos a certeza de que Portugal pode contribuir muito para o desenvolvi­mento da Agricultur­a angolana, em função do conhecimen­to que os portuguese­s detêm da matriz agrícola angolana”, observou. Relançadas as bases da cooperação, Marcos Nhunga disse que agora o momento é de acção, a começar pelo desenho do suporte financeiro, para facilitar a execução da cooperação estabeleci­da com Portugal. “Há sensibilid­ade da parte portuguesa, e da nossa parte, achamos que há muita coisa que liga angolanos e portuguese­s. Vamos partir para a acção, de modo a vermos a agricultur­a de Angola e a de Portugal a desenvolve­r-se em simultâneo.” O II Fórum de Agricultur­a Portugal-Angola contou com a presença de mais de 400 empresário­s dos dois países que, durante um dia partilhara­m experiênci­as, que serviram para esclarecer alguns empresário­s, que tinham uma visão incorrecta sobre o mercado agrícola angolano.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angola e Portugal estabelece­ram uma nova agenda de cooperação que envolve investigaç­ão científica no sector agrícola para o aumento da cadeia de produção de cereais
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Angola e Portugal estabelece­ram uma nova agenda de cooperação que envolve investigaç­ão científica no sector agrícola para o aumento da cadeia de produção de cereais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola