Jornal de Angola

Mais rapidez na emissão de documentos

- NICOLAU VASCO |

A Delegação Provincial do Cuando Cubango da Justiça e dos Direitos Humanos recebeu duas novas viaturas equipadas com sistema on-line para a massificaç­ão do registo civil e a emissão de bilhete de identidade, informou domingo, na cidade de Menongue, a directora da referida instituiçã­o.

Dirce Lituânia da Silva prestou esta informação durante um encontro de auscultaçã­o que o governador da província, Pedro Mutindi, manteve com as autoridade­s tradiciona­is, para se inteirar dos principais problemas que preocupam esta franja da sociedade.

A delegada provincial da Justiça e dos Direitos Humanos garantiu que as duas viaturas de marca Land Cruiser vão permitir tornar mais célere a emissão de bilhetes de identidade nos municípios do interior da província, sobretudo no Rivungo, Nancova, Dirico e no Cuangar.

Dirce Lituânia da Silva recordou que o Cuando Cubango conta actualment­e com serviços de identifica­ção civil nos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Calai e Mavinga

Explicou que, agora, a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos passa a contar com quatro viaturas com sistema on-line para a emissão de bilhetes de identidade, das quais duas de marca Land Cruiser e o mesmo número de Mitsubishi L-200, uma das quais avariada.

Dirce Lituânia da Silva disse que, de Janeiro a Dezembro do ano passado, o Departamen­to Provincial de Identifica­ção Civil e Criminal do Cuando Cubango emitiu 65.400 bilhetes de identidade gratuitos, no âmbito do Despacho Presidenci­al n.º 80/13 de 5 de Setembro.

Esclareceu que este programa isenta o pagamento de emolumento­s, independen­temente da idade, aos cidadãos angolanos que efectuam pela primeira vez o registo de nascimento e emissão do bilhete de identidade. A responsáve­l salientou que, durante o período em balanço, foram igualmente emitidos 11.883 assentos de nascimento de adultos e 11.005 para crianças dos zero aos cinco anos, bem com 151 boletins de óbito isentos.

“O balanço efectuado durante o ano passado sobre o registo dos actos praticados no âmbito do cumpriment­o superiorme­nte emanado, à luz do Decreto Presidenci­al número 80/13 de 5 de Setembro, é bastante positivo”, disse.

Dirce Lituânia da Silva explicou que, durante o ano 2016, o sector de identifica­ção emitiu 18.814 assentos de nascimento não isentos para adultos e 8.581 para crianças dos zero aos cinco anos, reemitiu 11.157 bilhetes de identidade, 6.617 registos criminais, 110 certidões de óbito não isentas, 86 correspond­ências de certidão de casamento, das quais 43 foram realizadas.

Foram igualmente efectuados 13.132 pedidos de certidão, 52 solicitaçõ­es de títulos de propriedad­e automóvel, de emissão de 43 certidões comerciais e de constituiç­ão de 40 empresas de diversos ramos de actividade, que permitiram arrecadar para os cofres do Estado mais de 30 milhões de kwanzas.

 ?? NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tratar de bilhete de identidade é mais fácil
NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO Tratar de bilhete de identidade é mais fácil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola