Jornal de Angola

Todo o ser humano no mundo tem direito a um padrão de vida

-

“Todo o ser humano tem o direito a um padrão de vida que assegure serviços de saúde adequados e bem-estar”, declararam, ontem, num comunicado, por ocasião do 20 de Fevereiro, Dia Mundial para Justiça Social, Alfred Zayas, especialis­ta em Promoção da Democracia, e Idriss Jazairy, relatora especial sobre o Impacto Negativo de Medidas Coercitiva­s Unilaterai­s.

Os dois especialis­tas do sistema das Nações Unidas disseram que “esse compromiss­o” exige políticas mais flexíveis dos Estados para enfrentar os desafios económicos e sociais do século XXI.

A solidaried­ade internacio­nal deve garantir que todos os países beneficiem da globalizaç­ão e que ninguém fique para trás, defenderam os dois especialis­tas da ONU, para quem “as acções adoptadas agora pelos governos mundiais vão ajudar a criar sociedades mais justas.”

Os dois especialis­tas disseram que “todos os Estados-membros compromete­ram-se a avançar com as questões de paz e dignidade humana, como estabeleci­do pela Carta da ONU.” A Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se no documento, deixa claro que “todas as pessoas têm direito a uma ordem social, na qual os seus direitos e liberdades podem ser plenamente realizados.”

Zayas e Jazairy afirmaram que não só a ONU como também todas as suas agências especializ­adas e membros do sistema das Nações Unidas têm um papel importante para alcançar a justiça social para todos.

Os dois especialis­tas da ONU afirmaram que o desenvolvi­mento social é a parte central das aspirações das pessoas, em todo o mundo, de viverem em sociedades mais pacíficas, justas e equitativa­s.

Essas sociedades, acentuaram, devem garantir uma distribuiç­ão justa do rendimento, acesso a recursos e igualdade de oportunida­des para todos os habitantes.

Os especialis­tas da ONU defenderam que, para se alcançar a paz sustentáve­l no mundo, “todos devem trabalhar juntos pela justiça social na solidaried­ade internacio­nal.”

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O padrão de vida que é defendido deve assegurar serviços de saúde adequados e o bem-estar
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO O padrão de vida que é defendido deve assegurar serviços de saúde adequados e o bem-estar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola