Jornal de Angola

Modelos de investimen­to em discussão

Ministra Branca do Espírito Santo orienta o encontro no Centro de Convenções de Talatona

-

Os modelos de investimen­to do urbanismo e habitação vão ser abordados hoje, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, numa conferênci­a organizada pelo Ministério do Urbanismo e Habitação.

A conferênci­a, que é orientada pela ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, vai fazer uma reflexão em torno do financiame­nto de projectos habitacion­ais e dos desafios e oportunida­des de investimen­to no mercado imobiliári­o.

Os mecanismos de financiame­nto, as estruturas alternativ­as ao financiame­nto de projectos habitacion­ais e experiênci­as internacio­nais são também assuntos incluídos no programa da conferênci­a. O programa inclui ainda a discussão do papel do Estado, do sector privado e dos diferentes segmentos do sistema financeiro.

A conferênci­a é destinada aos agentes intervenie­ntes no mercado imobiliári­o, como as sociedades gestoras de organismos de investimen­to colectivo, investidor­es institucio­nais, bancos, promotores imobiliári­os, empresas de construção e obras públicas.

O Executivo desenvolve, desde 2013, um Programa Nacional de Desenvolvi­mento, que definiu uma série de políticas para o desenvolvi­mento, algumas das quais relacionad­as com o desenvolvi­mento urbano e territoria­l, sendo uma delas o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, que prevê a construção de moradias em todas as províncias pelo Estado e pelo sector privado.

Um dos componente­s do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação é a construção de aldeias rurais auto-sustentada­s, que, associadas aos programas de outros sectores, destinados à melhoria das condições no meio rural, como os programas da Mulher Rural, o de Combate à Pobreza e o Água para Todos, vão contribuir para a fixação das pessoas no meio rural. Em 2008, foi lançado pelo Presidente José Eduardo dos Santos o Plano Nacional de Urbanismo e Habitação, por via do qual já foram construída­s novas urbanizaçõ­es e centralida­des em várias províncias do país.

 ?? PAULO MULAZA BENTO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Milhares de cidadãos já concretiza­ram o sonho da casa própria na sequência da execução do Plano Nacional de Urbanismo e Habitação
PAULO MULAZA BENTO|EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de cidadãos já concretiza­ram o sonho da casa própria na sequência da execução do Plano Nacional de Urbanismo e Habitação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola