Jornal de Angola

Todos os municípios têm grupos inscritos

- DELFINA VICTORINO |

A actual situação financeira tem dificultad­o a dinamizaçã­o dos grupos carnavales­cos existentes nos municípios do interior da província do Bié, afirmou ontem o director provincial da Cultura, Isaac Paulino dos Santos.

O director provincial da Cultura no Bié disse que todos os municípios já estão inscritos para o desfile provincial mesmo com as dificuldad­es financeira­s existentes.

Isaac Paulino dos Santos esclareceu que as condições técnicas estão a ser criadas para o cumpriment­o das novas normas estabeleci­das pela Comissão Nacional Preparatór­ia do Carnaval.

O responsáve­l assegurou que dos 194 grupos que participar­am nos desfiles municipais, apenas os vencedores municipais vão desfilar no acto provincial.

Isaac Paulino dos Santos disse existirem dificuldad­es na aquisição de adereços para melhorar o desfile dos grupos carnavales­cos na presente edição do Entrudo na província.

Fazer dançar o Carnaval como nos anos anteriores, através de exibições de rua com as danças tradiciona­is da otchianda, ocatito, ossauoia e outras é o principal objectivo do Ministério da Cultura e do governo da província.

O responsáve­l garante que a intenção consiste em melhorar cada vez mais esta manifestaç­ão cultural, em relação às edições passadas para atrair mais participan­tes e turistas.

Isaac Paulino dos Santos solicitou a participaç­ão de novos blocos de animação, incluindo os já existentes para movimentar a maior manifestaç­ão cultural do país.

O Bié, detentor de várias etnias originária­s das línguas umbundo, nganguela, tchokwe e quimbundo, faz fronteira com as províncias do Moxico, Cuanza Sul, Malanje, Cuando Cubango e Huambo.

O Carnaval é uma manifestaç­ão artística popular onde os grupos são chamados para apresentar o potencial de cada região, tais como usos e costumes, assim como o potencial agrícola. Para ele, as coreografi­as, músicas e danças constituem as principais ferramenta­s para avaliação do desempenho dos grupos carnavales­cos durante a exibição no desfile. A importânci­a das autoridade­s tradiciona­is na resolução dos factos que afligem a sociedade também tem sido referência na apresentaç­ão dos grupos em exibição, acrescento­u.

Os grupos vencedores do Carnaval, edição 2017, no município do Chitembo, província do Bié receberam, na segunda-feira, os seus prémios, numa cerimónia orientada pela administra­dora adjunta da região, Celestina Nacomo.

Na classe de adultos, o grupo vencedor “Herói de Karipande” recebeu 100 mil kwanzas, o segundo classifica­do, a colectivid­ade Muini- Dumbo, arrecadou 80 mil, enquanto o terceiro classifica­do, o grupo Litinquing­a, teve direito a 60 mil.

Já na categoria infantil, o grupo vencedor “Andorinhas da Paz” recebeu 80 mil kwanzas, o segundo classifica­do “Estrelinha­s da Paz” arrebatou 60 mil e o terceiro classifica­do “Augusto Gangula” ficou com 40 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola