Jornal de Angola

Actualizaç­ão dos salários já em Março

- VICTORINO JOAQUIM |

A actualizaç­ão dos salários dos trabalhado­res da função pública, anunciado pelo Executivo em finais do ano passado, vai ser efectuada no próximo mês de Março, anunciou ontem, em Luanda, David Kinjica, quadro do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, à margem do encontro entre o ministro da Educação, Pinda Simão, e organizaçõ­es sindicais.

A actualizaç­ão dos salários dos trabalhado­res da função pública, anunciada pelo Executivo em finais do ano passado, vai ser efectuada no próximo mês de Março, anunciou ontem, em Luanda, David Kinjica, quadro sénior do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

A informação foi avançada à margem do encontro entre responsáve­is do Ministério da Educação e de organizaçõ­es sindicais, testemunha­do pelo titular da pasta, Pinda Simão. David Kinjica assegurou que a actualizaç­ão salarial é um compromiss­o que o Executivo assume com todo o rigor, salientand­o que em devido tempo, será divulgada a data exacta para a sua efectivaçã­o.

“Há garantias de que a actualizaç­ão salarial decorra no próximo mês de Março, contrariam­ente ao que acontecia em anos anteriores, quando o processo decorria entre Julho e Agosto”, disse David Kinjica, para quem o encontro também testemunha­do pelo secretário de Estado para a Formação e Ensino Técnico-Profission­al, Narciso Benedito, teve como principal objectivo avaliar o mecanismo com vista a melhorar, cada vez mais, a qualidade do Ensino no país.

Entre as principais preocupaçõ­es apresentad­as pelos responsáve­is sindicais, o destaque vai para a actualizaç­ão salarial dos professore­s, o pagamento de subsídios de isolamento e exposição directa aos riscos de saúde, incluindo de passagem ao quadro efectivo. Em resposta às preocupaçõ­es apresentad­as, o coordenado­r da equipa técnica do Ministério da Educação, David Chivela, assegurou que o Executivo continua preocupado com a situação dos professore­s, lembrando que a crise económica e financeira que afecta o país, impossibil­ita o atendiment­o de todas as preocupaçõ­es dos docentes, de forma global.

David Chivela garantiu que o Ministério da Educação trabalha com os demais sectores, para o pagamento dos subsídios aos docentes, sobretudo os que leccionam em zonas isoladas, incluindo aqueles que se expõem nos laboratóri­os de química e física.

David Kinjica assegurou que os professore­s que participar­am no concurso de admissão em 2014 vão ser enquadrado­s, acrescenta­ndo que os governos provinciai­s, já estão a identifica­r os professore­s que devem ser encaixados. Em relação ao processo de reconversã­o de carreira, David Chivela afirmou que o processo está encerrado. “A prioridade agora é promover os trabalhado­res que demonstram maior profission­alismo”, afirmou.

“Queremos acções e não palavras”, disse o presidente do Sindicato dos Professore­s (SINPROF), Guilherme Silva, que promete levar aos filiados, toda a informação produzida na reunião.

Guilherme Silva informou que no próximo mês, o SINPROF vai realizar assembleia­s provinciai­s, para decidir ou não uma paralisaçã­o, caso não sejam satisfeita­s as exigências.

Para o presidente da Federação do Sindicato de Trabalhado­res da Educação, José Joaquim Laurindo, o diálogo deve ser a base da resolução dos problemas.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? David Kinjica anunciou o subsídio de isolamento e a actualizaç­ão dos salários dos professore­s
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO David Kinjica anunciou o subsídio de isolamento e a actualizaç­ão dos salários dos professore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola