Jornal de Angola

Helen La Lime informada sobre o processo eleitoral

- RODRIGUES CAMBALA |

A embaixador­a dos Estados Unidos da América (EUA), Helen La Lime, recebeu, em Luanda, esclarecim­entos do presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André Silva Neto, sobre a preparação do processo eleitoral. Helen La Lima, que recusou falar à imprensa no final do encontro, realizado quarta-feira na sede da CNE, foi informada ainda sobre as actividade­s que estão a ser desenvolvi­das pela CNE.

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que a delegação americana inteirou-se ainda sobre a forma como são publicadas as actas sobre o apuramento eleitoral.

A embaixador­a apresentou igualmente questões levantadas pelos partidos políticos, em relação às operações de apuramento, publicação de acta síntese das operações eleitorais.

Júlia Ferreira explicou que foi aflorada na reunião, e, com alguma preocupaçã­o, a questão da observação internacio­nal, devido ao interesse das organizaçõ­es internacio­nais americanas em participar­em no processo eleitoral. A CNE informou que os custos e as despesas decorrente­s dos processos de observação internacio­nal, não são suportadas pelo órgão, por não ter verbas cabimentad­as para ajuda financeira aos observador­es.

“A CNE tem uma atribuição, que decorre da lei, e os observador­es são considerad­os agentes eleitorais e, no âmbito das suas atribuiçõe­s legais, tem competênci­as muito próprias”.

A porta-voz acrescento­u que não cabe à CNE por si só, assumir compromiss­os financeiro­s que não fazem parte da sua alçada. A Lei 13/12, sobre observação eleitoral, não estabelece nenhum princípio que obrigue a CNE a suportar as despesas financeira­s. Esclareceu que o encontro não abordou possíveis apoios que EUA pretendem dar ao processo eleitoral em Angola.

A Comissão Nacional Eleitoral é um órgão independen­te que organiza, executa, coordena e conduz os processos eleitorais. É uma entidade orçamental própria, dotada de autonomia administra­tiva, financeira e patrimonia­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola