Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ALBERTO TORRES JUVENAL CHAVES | LAURINDA DA CONCEIÇÃO | ÂNGELA SILVA |

Tiro de largada

Sou residente do bairro Sambizanga e escrevo pela primeira vez para o Jornal de Angola. Gostaria de começar por felicitar a direcção do diário e abordar em seguida o cenário político que se avizinha.

O tiro de largada parece já ter sido dado, na medida em que muitas formações políticas começaram a dar os primeiros passos na preparação das próximas eleições.

Ainda bem que é assim, porque como sabemos precisamos de partidos fortes que dominem a vida política do país, quer estejam no poder ou na oposição.

A democracia é assim e não podemos ter receio dos seus resultados ou efeitos porque, como dizia Winston Churchill, famoso primeiro-ministro britânico, “a democracia é a melhor forma de Governo, salvo todas as demais formas que têm sido experiment­adas de tempos em tempos”.

Se houvesse alternativ­a, os povos não hesitariam em experiment­ar e como parece, até ao momento, não existir uma alternativ­a clara à democracia, ela vai continuar a imperar um pouco por todo o Mundo. sábados e aos domingos e também movimenta alguns valores. Vestidas com camisolas de clubes nacionais ou estrangeir­os, as equipas jogam aquela bola do amadorismo, do prazer e da fantasia. Mas nem todos jogam. Só os que sabem tratar a bola por “tu”. Essas equipas fazem encher recintos de futebol nos bairros.

Os craques recebem no final de cada jogo recebem um saldo, com uns tantos UTT, equivalent­es a uma cesta básica, e os outros sem fama apenas se juntam à mesa para saborear e matar a sede até quase ao fim do dia.

Nos bairros, assiste-se a exibições de talentos e até os da outra bola, os do Girabola aparecem para mostrar a sua habilidade e, porque não, levar um saldo.

Nesta outra bola, encontram-se “diamantes brutos” que infelizmen­te ninguém os lapida.

Será que essa mina a céu aberto não deve ser visitada e, de forma cuidada, ser explorada? Sendo o futebol a modalidade-rainha, os campeonato­s que se organizam nos bairros deviam merecer acompanham­ento por parte da APF de Luanda.

belezas naturais por via dos livros. Era bom que se incentivas­se as pessoas a visitar essas belezas para as conhecer in loco. O turismo interno deve ser desenvolvi­do. Que haja muitas empresas de turismo no país. Os angolanos devem conhecer o seu próprio país e desfrutar das suas belezas. O turismo dá por outro lado muito dinheiro. A economia do turismo não deve ser subestimad­a. Dá muitos empregos. O turismo tem em muitos países um peso consideráv­el no produto interno bruto. Angola deve desenvolve­r também o turismo. Sei que há uma estratégia de desenvolvi­mento do turismo, o que é positivo.

O turismo é uma actividade transversa­l e cria postos de trabalho em vários sectores da actividade económica, como os transporte­s e os serviços de restauraçã­o e de hotelaria.

Respeito pelos mais velhos

Penso que é importante ensinar as nossas crianças e jovens a respeitare­m os mais velhos. As crianças devem crescer com bons valores. E um desses valores deve ser o do respeito pelas pessoas da terceira idade. Os cidadãos da terceira idade não devem ser menospreza­dos, como se fossem um fardo. Os mais velhos devem ser acarinhado­s, até porque as crianças e os jovens têm muito a aprender com eles.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola