Jornal de Angola

Chefe da diplomacia apresentou renúncia

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Brasil, José Serra, apresentou na quarta-feira a sua renúncia, numa carta enviada ao Presidente Michel Temer, na qual alegou “problemas de saúde” para justificar a sua decisão. José Serra, de 74 anos, pediu a sua “exoneração do cargo (...) com tristeza, mas em razão de problemas de saúde” que, informou, são de conhecimen­to do Presidente, e que lhe “impedem de manter o ritmo de viagens internacio­nais inerentes à função de chefe da diplomacia”, refere a carta divulgada pelo Palácio do Planalto.

“Isto sem mencionar as dificuldad­es para o trabalho do dia-a-dia”, prosseguiu este político, que foi ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e duas vezes candidato à Presidênci­a, derrotado em 2002 por Lula da Silva, e em 2010 por Dilma Rousseff.

“Segundo os médicos, o tempo de restabelec­imento adequado é de pelo menos quatro meses”, acrescento­u José Serra, sem dar mais detalhes sobre a enfermidad­e de que padece.

Em Dezembro, Serra foi operado à coluna. O jornal “Folha de S. Paulo” noticiou que, por causa dessa lesão, a equipa médica que o tratou teria-o proibido de viajar de avião durante quatro meses, sob risco de afectar a espinal medula. Desde Maio, quando substituiu interiname­nte a Presidente Dilma Rousseff, destituída por alegada manipulaçã­o das contas públicas, Michel Temer perdeu seis ministros e um assessor próximo por desavenças internas, acusações de corrupção e, agora, por problemas de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola