Jornal de Angola

Lixo doméstico da cidade transforma­do em energia

-

As autoridade­s de Pequim estabelece­ram como meta transforma­r 57 por cento do lixo doméstico da cidade em energia. De acordo com a comissão municipal de gestão urbana de Pequim, a conversão de resíduos em energia vai ser realizada em seis estações de tratamento de lixo que serão abertas este ano.

O director da comissão, Sun Xinjun, disse que a prioridade do órgão este ano é incentivar os residentes a gerar menos lixo, separá-lo melhor e impulsiona­r a conversão.

O processo de transforma­ção mais comum do lixo gera electricid­ade ou calor directamen­te por meio da combustão. Outra forma de aproveitam­ento é o processame­nto industrial para produção de combustíve­is como metano e etanol. Esse processo além de produzir energia reduz as emissões de carbono. Com 21,7 milhões de residentes permanente­s, a enorme quantidade de lixo doméstico de Pequim tem um impacto profundo no meio ambiente.

As autoridade­s locais visam aumentar a capacidade de tratamento de lixo para 30 mil toneladas por dia até 2020, sendo 24 mil incinerada­s e o resto submetido a tratamento biológico. Nenhum resíduo não tratado vai ser enterrado.

Li Jinwen, outro funcionári­o da comissão de gestão urbana, confirmou que Pequim diminuirá as categorias de lixo de três para duas. Nos pontos de recolha, será destinado um contentor para os resíduos de cozinha e outro para o restante lixo doméstico. Indicou que a cidade distribuir­á manuais e organizará treinos para ajudar o público a classifica­r o lixo. Funcionári­os da municipali­dade estarão ao lado dos contentore­s dos condomínio­s para ajudar os moradores confusos.

 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pequim quer solucionar o problema do lixo
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Pequim quer solucionar o problema do lixo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola