Jornal de Angola

Exposição de artes homenageia a mulher

- AMILDA TIBÉRIA |

Um conjunto de 12 quadros do artista plástico António Gonga está exposto até ao próximo dia 14 de Março, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, na exposição “Peregrinaç­ão à memória”, uma homenagem do autor à mulher.

No conjunto de obras expostas ao público, podem ser apreciados quadros que retratam aspectos ligados ao revisitar da tradição oral, mitos, lendas e símbolos da cultura tradiciona­l angolana.

Em declaraçõe­s à imprensa, António Gonga afirmou que a mulher é mãe e génese e por este motivo está muito presente nas suas obras de pintora, tendo particular­izado a homenagem à sua falecida esposa que o acompanhou ao longo da sua trajectóri­a artística.

“A ‘Peregrinaç­ão à memória’ é um contacto de uma série de imagens, que decorrem da configuraç­ão de elementos dos contos e lendas, que estão representa­dos nas criações exposta ao público”, disse.

António Gonga disse que a exposição vem animar o panorama das artes plásticas nacionais, mas também oferecer aos estudantes de arte a possibilid­ade de transcreve­rem os processos que são fundamenta­is na criação de uma plataforma. “A arte está no bom caminho. Estamos todos no mercado com motivos distintos de presença e até dos imaginário­s. É importante que as diferentes instituiçõ­es possam aglutinar ideias de consolidaç­ão, uma vez que existem escassez de galerias”, disse.

O administra­dor da Caixa Geral Angola, Júlio Lopes, patrocinad­or da mostra, explicou que há mais de três anos que a instituiçã­o bancária, em colaboraçã­o com o Camões Centro Cultural Português, tem estado a apoiar inúmeros artistas angolanos, muitos dos quais apresentam um trabalho de qualidade.

Júlio Lopes acrescento­u que o patrocínio dirigido ao artista Gonga constitui um acto de responsabi­lidade e de oportunida­de em promover mais um profission­al das artes, que há muitos anos possui um trabalho de valor.

António Gonga nasceu no município de Quitexe, na província do Uíge. Em 1987, teve o primeiro contacto com a União dos Artistas Plásticos da qual se tornou e ainda é membro. Em 1996, concluiu o curso de Escultura no Instituto de Formação Artística de Luanda. Em 2015, entrou para o Curso de Artes Visuais e Multimédia no Instituto Superior de Artes (Isarte). É professor no Complexo das Escolas de Arte (Cearte).

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um conjunto de obras do artista plástico está patente até ao mês de Março no Instituto Camões
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Um conjunto de obras do artista plástico está patente até ao mês de Março no Instituto Camões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola