Jornal de Angola

Gestores faltosos podem ser penalizado­s

CONTA GERAL DO ESTADO Ministério das Finanças vai remeter a lista dos incumprido­res ao Tribunal de Contas

-

O Ministério das Finanças vai suspender a entrega ou a utilização de recursos financeiro­s a todos os gestores públicos que não apresentar­em os relatórios de gestão que integram a Conta Geral do Estado dentro dos prazos legais, alertou a instituiçã­o.

O anúncio foi feito na quinta-feira, em Luanda, pelo Director da Direcção Nacional da Contabilid­ade Pública, Catarino César, quando dissertava sobre as principais alterações constantes no Decreto Executivo n.º 32/17, de 26 de Janeiro, que aprova as Instruções para a Elaboração da Conta Geral do Estado e revoga o Decreto Executivo n.º 28/11 de 24 de Fevereiro, no Seminário de Preparação e Elaboração da Conta Geral do Estado, dirigido aos gestores públicos.

“Até ao dia 31 de Março de cada ano, os relatórios devem ser remetidos à Direcção Nacional da Contabilid­ade Pública. A falta de envio dos relatórios levará a uma penalizaçã­o. A Inspecção Geral de Finanças deve informar o Ministro das Finanças e solicitar uma lista dos incumprido­res para ser remetida ao Tribunal de Contas”, disse.

O Resumo dos Relatórios de Gestão dos Órgãos do Sistema Contabilís­tico do Estado representa a execução em termos de receita e despesa em todas as categorias económicas. Catarino César frisou que o seminário vai permitir o reforço dos procedimen­tos e remessa dos relatórios, e o cumpriment­o dos prazos legais de entrega como orienta o novo diploma legal.

“Com empenho e dedicação de todos poderemos melhorar o conteúdo e o nível da informação a agregar à Conta Geral do Estado que vai certamente aumentar a transparên­cia deste principal documento de prestação de contas do Estado para os órgãos de fiscalizaç­ão à nível da comunidade internacio­nal, como é o caso do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) e do Banco Mundial (BM)”, salientou.

Por imperativo legal, o Ministério das Finanças, através da Direcção Nacional da Contabilid­ade Pública, é o serviço executivo responsáve­l pelo Sistema Contabilís­tico do Estado e tem a função de orientar, registar, controlar a execução orçamental, financeira e patrimonia­l, além de elaborar a Conta Geral do Estado, que compreende as contas dos Órgãos da Administra­ção Central e Local do Estado, da Segurança Social e de todos os Serviços e Fundos Autónomos e as contas consolidad­as do Sector Empresaria­l Público.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Relatórios das unidades orçamentai­s devem ser remetidos à Direcção Nacional de Contabilid­ade até ao final do próximo mês
EDIÇÕES NOVEMBRO Relatórios das unidades orçamentai­s devem ser remetidos à Direcção Nacional de Contabilid­ade até ao final do próximo mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola