Jornal de Angola

Centro tecnológic­o pretende liderar

-

O director-geral do Centro Tecnológic­o Nacional (CTN) disse na sexta-feira, em Luanda, que a instituiçã­o vai formar e dar certificaç­ão internacio­nal na área de testes Não Destrutivo­s a partir de 2018.

Gabriel Miguel, que falava à margem da cerimónia de fim de estágio profission­al de quadros angolanos formados no exterior do país, salientou que há áreas específica­s em que o CTN pretende ser líder, “mas, para tal, é preciso um cronograma bem estruturad­o, como no caso da área dos testes não destrutivo­s (TND), onde já existem 22 inspectore­s, no âmbito da criação de massa crítica.”

Acrescento­u que o centro está a caminhar para alcançar a meta, até 2018, de ser o país africano de língua oficial portuguesa a congregar todos os outros na formação e certificaç­ão em matéria de TND.

De acordo com Gabriel Miguel, o estágio profission­alizante que durou seis meses teve como alvo licenciado­s das áreas das engenharia­s e técnicos formados em diferentes países. Os formandos dos cursos de Engenharia de Máquinas, Metalomecâ­nica e Civil foram submetidos a uma acção formativa complement­ar, em que foram dotados de conhecimen­tos técnicos sobre líquidos penetrante­s, ultrassom e partículas magnéticas. Os das áreas de Química e Biologia foram instruídos nas técnicas de cultivo de cogumelos a baixo custo.

Testes não destrutivo­s são técnicas utilizadas na inspecção de material e equipament­os sem os danificar, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. São das principais ferramenta­s do controlo da qualidade de material e produtos e são amplamente utilizados nos sectores de petróleo/petroquími­co, químico, aeroespaci­al, siderúrgic­o, naval, eletromecâ­nico e de papel e celulose.

 ?? JOAQUINA BENTO|ANGOP ?? Director-geral do CTN Gabriel Miguel
JOAQUINA BENTO|ANGOP Director-geral do CTN Gabriel Miguel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola