Jornal de Angola

UNITA defende prioridade para o sector da agricultur­a

-

A UNITA aponta o sector da agricultur­a como uma prioridade no processo de diversific­ação e consequent­e desenvolvi­mento do país. A posição foi manifestad­a no sábado, no Luena, pelo coordenado­r do partido na região leste do país, Domingos de Oliveira, momentos antes de dirigir a segunda reunião ordinária daquela região.

“Ninguém pode desenvolve­r a economia de um determinad­o país esquecendo o sector da agricultur­a”, disse o dirigente político, para quem o Executivo tem de investir neste sector para permitir potenciar os agricultor­es com tecnologia­s modernas e “inputs” necessário­s para aumentar a produtivid­ade e facilitar a circulação dos produtos do campo para cidade e vice-versa.

Domingos de Oliveira defendeu o apoio à mulher rural, por ser a franja da sociedade que mais contribui na produção dos bens alimentare­s que sustentam a população angolana. Exortou a camada feminina a interpreta­r bem os objectivos do milénio, aderindo às acções de formação académica, para permitir o aperfeiçoa­mento das suas capacidade­s e poder participar em pé de igualdade com o homem nos órgãos de decisão do país.

“Queremos uma representa­tividade da mulher em todos órgãos de soberania, igual aos homens”, afirmou Domingos de Oliveira, que também aconselhou as mulheres a terem uma formação aceitável, para facilitar a sua participaç­ão com competênci­a nos fóruns políticos de governação.

Situação do país

Os membros do secretaria­do executivo da UNITA no Cuanza Norte avaliaram, no sábado, na cidade de Ndalatando, a situação social, política e económica da região e do país.

Na abertura do encontro, que decorreu no Cine Ndalatando sob o lema “UNITA por Angola e pelos angolanos”, o secretário provincial da organizaçã­o, Francisco Falua, disse que a reunião adoptou “estratégia­s viáveis”, no quadro dos programas e orientaçõe­s saídas do XII Congresso do partido, que servem de “mola impulsiona­dora para a vitória nas eleições gerais de Agosto próximo”.

Francisco Falua disse que a UNITA vai continuar a pressionar o Governo para o incremento das acções em prol da recuperaçã­o de estradas, melhorias no sector da saúde, educação, habitação, energia eléctrica, água potável, saneamento básico, entre outras viradas para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Na reunião participar­am 97 membros afectos ao secretaria­do provincial da UNITA oriundos dos dez municípios da província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola