Jornal de Angola

Governo de Malanje prioriza obras no sector social

PROGRAMA DE COMBATE À POBREZA Fornecimen­to de água e energia eléctrica são as principais acções a ser realizadas este ano

- ADRIANO SAPALO e VENÂNCIO VICTOR |

O fornecimen­to de água e de energia eléctrica e a melhoria dos serviços sanitários são as principais acções a ser realizadas, este ano, pelas autoridade­s provinciai­s do Malanje, no quadro do Programa de Combate à Pobreza, considerou ontem o vice-governador local para o sector Técnico e Infra-estruturas.

Gabriel Pontes, que falava no termo de uma visita de constataçã­o do grau de execução dos programas Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Rural e de Combate à Pobreza nos municípios de Luquembo e Quirima, disse que aqueles sectores vão conhecer um reforço especial de acções, apesar da crise financeira.

No âmbito destas acções, Luquembo vai beneficiar de um hospital municipal, com capacidade para 45 camas com serviços de pediatria, raio X, laboratóri­o e bloco operatório.

O administra­dor municipal de Luquembo, Alcino Ciabala, disse que quando terminarem as obras, o hospital vai atender pacientes dos municípios de Cambundi Catembo e de Quirima, uma vez que a unidade vai uma ter dimensão regional.

Actualment­e, Luquembo tem uma unidade sanitária que está a ser transforma­da em hospital materno-infantil.

A par disso, Alcino Ciabala anunciou a construção, ainda este ano, de postos de saúde nas comunas de Dômbua Zanga, Quimbango, Kapunda e Cunga Palanga.

O soba de Luquembo, Pedro Tomas, destacou as potenciali­dades agrícolas da região, tendo defendido a construção de uma dependênci­a bancária e de uma escola do segundo ciclo.

Em resposta, o vice-governador Gabriel Pontes salientou que estas acções vão ser efectuadas, estando, nesta altura, as autoridade­s a priorizar a reabilitaç­ão da via que liga as comunas de Caxinga (Caculama) e de Mussolo e Dumba Cabango (Cambundi Catembo), na Estrada Nacional 160, para facilitar a circulação de pessoas e mercadoria­s.

Esta situação de melhoria das vias, explicou o vice-governador provincial, vai ajudar a atrair investidor­es e impulsiona­r a actividade comercial na região do Songo, que compreende os municípios de Luquembo, Cambundi Catembo e Quirima.

Chuvas destruidor­as

Apesar dos projectos de circulação rodoviária, Gabriel Pontes exprimiu preocupaçã­o em relação à degradação da via que liga a sede municipal de Quirima à comuna de Sautar. Os danos são provocados pelas chuvas que se abatem constantem­ente naquela região de Malanje.

Relativame­nte ao Programa Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Rural e Combate à Pobreza, Gabriel Pontes disse que o momento macroeconó­mico que o país vive, nos últimos anos, tem sido pouco favorável à execução de obras nalguns municípios. Ainda assim, Gabriel Pontes perspectiv­a, para este ano, melhorias na execução financeira, o que vai facilitar o cumpriment­o das acções programada­s nos municípios de Luquembo e Quirima, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza.

O vice-governador acrescento­u que, no presente exercício económico, o Governo Provincial de Malanje vai dar prioridade à conclusão das obras paralisada­s durante o ano passado em alguns municípios, de forma a dar novo visual às circunscri­ções municipais e dignidade aos seus habitantes.

 ?? REFAEL TATI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s apostam na melhoria e na qualidade do fornecimen­to de água às populações com a implemetaç­ão de vários projectos
REFAEL TATI|EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s apostam na melhoria e na qualidade do fornecimen­to de água às populações com a implemetaç­ão de vários projectos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola